Sejusc realiza ação preventiva em prol de crianças e adolescentes durante jogo do Flamengo e Audax

A ação foi coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos das Crianças e Adolescentes (Sedca)

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta quarta-feira (17/01), uma ação preventiva na partida de futebol entre Flamengo e Audax em prol de crianças e adolescentes. A iniciativa ocorreu durante todo o jogo, na Arena da Amazônia, na zona centro-sul de Manaus.

Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), a ação teve o objetivo de conscientizar e orientar a sociedade sobre as violações de direitos infantojuvenis. A Sejusc também auxiliou 12 crianças e adolescentes que estavam perdidos nas dependências da Arena. Todos foram devolvidos aos responsáveis.

Além disso, o evento contou também com as equipes técnicas da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), que disponibilizaram cadeiras de rodas para os torcedores com dificuldade de locomoção e apoio técnico na garantia dos seus direitos. Ao todo, foram 60 PcDs abordados, além de apoio na entrada das crianças no estádio, sendo 18 delas com deficiências.

A secretária executiva de direitos da criança e adolescente (Secda), Rosalina Lôbo, comenta sobre a importância da Portaria n° 001/2024, e como isso auxilia na garantia dos direitos desse público. 

“Em grandes eventos nós temos um cuidado especial com as crianças pois elas são as mais vulneráveis em caso de tumulto, que requer um cuidado especial, e nessas ocasiões é bem importante que a gente tenha apenas as crianças da faixa etárias correta dentro do evento”, frisa a secretária. 

Alciclene Ribeiro, cuidadora da Livia Melo, torcedora de 6 anos com autismo e paralisia cerebral, comentou sobre a importância de Pessoas com Deficiência estarem incluídas em eventos de lazer. 

“É uma oportunidade que as crianças com deficiência têm, que o governo pode dar para elas, essa inclusão, é um modo que tem da sociedade poder conhecê-los, que não estão escondidos dentro de casa, que eles podem estar onde querem, são e podem ser o que eles quiserem”, observou a cuidadora.

Portaria

A Portaria nº 001/2024 do Juizado da Infância e Juventude Infracional proíbe a entrada e permanência de crianças e adolescentes em grandes eventos e conta com o apoio de toda rede de proteção.

Fotos: Ygson França/Sejusc