Sejusc realiza blitz em alusão à campanha Setembro Amarelo na ponte Jornalista Phelippe Daou

Durante o mês, a pasta deve realizar também palestras em escolas da rede pública de ensino

FOTOS: Vitor Lima/Sejusc

Com o tema “Diga sim à vida”, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nessa sexta-feira (09/09), uma blitz de conscientização em alusão à campanha Setembro Amarelo, de combate e prevenção ao suicídio. A iniciativa ocorreu na ponte Jornalista Phelippe Daou, Compensa, zona oeste de Manaus.

Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), por meio do Departamento de Promoção e Defesa de Direitos (DPDD), a campanha visa a sensibilização do público em geral sobre o tema e contou com distribuição de panfletos informativos. Durante todo o mês, a pasta deve realizar também palestras em escolas da rede pública de ensino.

O titular da Sejusc, Emerson Lima, destacou que o Governo do Estado por meio da Sejsuc, tem a cada ano, realizado ações de combate e prevenção ao suicídio.

“Esse mês, é o mês que realmente a gente traz essas ações para as ruas. Infelizmente, muitas pessoas são acometidas de algum sintoma que indica o acontecimento. Por isso, é essa abordagem aqui na ponte, porque ela acaba sendo palco para esses homicídios. Gostaria de enfatizar que, o Governo do Amazonas por meio da Sejusc, possui uma gerência de proteção a essas pessoas com uma equipe técnica e psicólogos para que a gente possa prevenir e orientar a sociedade”, disse o gestor.

A chefe do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos (DPDD), Gabriella Campezatto, informou que a campanha é de cunho nacional, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio.

“Hoje nós estamos aqui fazendo a tradicional blitz na Ponte Rio Negro, porque aqui, é um local que necessita da nossa atenção, pois várias vezes recebemos notícias de pessoas que cometem o suicídio. Então, é muito importante estarmos aqui, para conscientizarmos a população sobre esse tema”, ressaltou Gabriella.

Sinais de alerta

Isolamento, automutilação, desinteresse, alimentação desregulada, mudança no sono, agressividade, desesperança, abuso de substâncias e alteração drástica de humor são alguns dos sintomas que devem ser observados nas pessoas ao nosso redor.

Apoio

A iniciativa contou com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e do Batalhão de Trânsito (BPTRAN).