Sejusc reforça serviços já oferecidos às vésperas da Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla

Carteiras PcD e da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista estão entre os serviços

FOTOS: Divulgação/Sejusc

A secretaria executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), gerida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), reforça que oferece diversos serviços voltados às Pessoas com Deficiência (PcD’s) e familiares. Às vésperas da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre de 21 a 28 de agosto, a pasta reafirma o compromisso com a população PcD do Amazonas.

Entre os serviços oferecidos, a secretaria realiza cadastro para solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (Ciptea), emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Passe Legal e Passe Livre, além de orientação jurídica.

Além disso, são disponibilizados pela SePcD atendimentos assistenciais, psicopedagógicos, fisioterapia, fonoaudiologia e paradesporto por meio do projeto “Sejusc Abraça” em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (AADESAM). A secretaria conta também com o projeto Cinoterapia (terapia facilitada por cães) e a equoterapia (terapia acompanhada por cavalos).

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, afirma que o trabalho desenvolvido pela SePcD é de suma importância para garantir os direitos dessa população.

“Uma das principais prioridades do Governo do Estado é assegurar os direitos das pessoas com deficiência. Por meio das ações promovidas pela secretaria é possível instruir, auxiliar e garantir direitos pertencentes a esse grupo”, disse a gestora.

De acordo com a secretária executiva da Pessoa com Deficiência e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado do Amazonas (Conede), Lêda Maia, durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é importante refletir sobre a inclusão e projetos sociais voltados para esse público.

“A semana é muito importante porque é quando conseguimos visibilidade para uma causa que sofre diariamente com a falta de interesse das pessoas e com o preconceito. Nessa semana nós temos atenção da mídia e da iniciativa privada e pública, também colocamos projetos para serem executados e dar todo o apoio necessário para as pessoas com deficiência que precisam do nosso trabalho”, disse Lêda.

Do dia 21 a 28 de agosto celebra-se a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O objetivo é conscientizar a população sobre a condição das pessoas com deficiência e dialogar sobre igualdade social.

Solicitações – O requerimento de cadeiras de rodas e do Passe Legal e Livre pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Núcleo PcD da Sejusc, na rua Salvador, 456, Adrianópolis.

O formulário para solicitação do Passe Legal e Livre pode ser retirado no próprio atendimento no Núcleo PcD. Já as cadeiras de rodas são solicitadas no setor de análise social. Lá, o beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico. Em seguida, acontece o processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. O procedimento define qual tipo de cadeira será disponibilizada. O setor de benefício trabalha com quatro tipos de cadeiras: posturais, universais, monobloco e a dinâmica infantil.

O pedido das carteiras PcD e Ciptea pode ser feito por meio do aplicativo Sasi. O solicitante deverá ativar o cadastro com o código “SJPCD”. Em seguida, o usuário deve escolher a opção desejada e preencher um formulário, encaminhando parte dos documentos solicitados por meio de foto, pela própria plataforma. Após isso, uma auditoria on-line será realizada para comprovar a autenticidade das informações, ao passo que o aplicativo informará o andamento da solicitação. As carteiras também podem ser solicitadas pelo contato (92) 98406-0249.