Sejusc retorna com Intervenção Assistida por Animais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Atividades são realizadas duas vezes por semana

FOTO: Carolina Fonseca/Sejusc

Para melhorar o desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) retoma nesta semana a Intervenção Assistida por Animais (IAA). Os atendimentos ocorrem às terças e quintas-feiras, das 15h às 16h, na Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), no bairro Adrianópolis, zona centro-sul.

A modalidade incorpora animais na saúde, na educação e no âmbito social de pessoas com autismo. Uma das intervenções feitas na Sejusc é a Educação Assistida por Animais (EAA), que tem como objetivo promover atenção e interação do autista. Além disso, auxilia no desenvolvimento cognitivo, promove contato visual e toque.

Para o secretário titular da Sejusc, Emerson Lima, oferecer a EAA é importante para o progresso das crianças e adolescentes com TEA.

“Um dos deveres do Governo do Estado é proporcionar o melhor desenvolvimento para aqueles que são assistidos pela pasta. A Intervenção Assistida por Animais é um modo de ajudar nossos jovens com TEA a ter progresso tanto físico quanto intelectual”, disse.

A coordenadora do projeto Amigo Fiel – IAAs, Rosemary Brito, ressalta que as atividades desenvolvidas no projeto motivam a participação.

“O cão é o motivador, faz a pessoa querer participar da atividade e que ela se sinta mais segura e motivada. O animal é treinado e selecionado para ajudar e se torna mediador, facilitando a realização das atividades e aumentando as possibilidades de aprendizado”, afirmou ela.

Relato – Participando pela primeira vez, Graça Ferreira, mãe de Victor Hugo, de 16 anos, conta o que espera para o filho com a terapia.

“Ele tem muito medo de animais, então é difícil andarmos na rua. Estou ansiosa para ver como vai ser a reação dele à terapia, e tenho certeza de que será muito bom para ele. Quando me ligaram para vir fiquei muito feliz, era o que precisávamos, já que é muito difícil conseguir terapia para adolescentes”, contou ela.

Benefícios – O cão promove uma afeição natural e respostas positivas ao toque, tornando-se mais atrativo e convidativo para a participação e aceitação da pessoa às atividades da IAA.

Inscrição – Para participar da IAA, é necessário comprovar o TEA, ter idade entre 4 e 18 anos e solicitar o serviço por meio do número (92) 98468-2038 ou realizar a inscrição na Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), localizada na rua Salvador, 456, Adrianópolis, zona centro-sul. Atualmente as turmas estão completas, por isso os novos inscritos vão entrar em uma lista de espera.