Sejusc visita Iranduba para ampliação da rede de proteção para a mulher no município

Foco é implementar Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) nas cidades

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), iniciou o cronograma de visitas aos municípios para a ampliação da rede de proteção da mulher. A primeira cidade foi Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), na segunda-feira (22/01).

Coordenada pela Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM) da Sejusc, a atividade teve o foco em fortalecer a rede de proteção, por meio do alinhamento com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e órgãos municipais para a implementação de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs).

Além disso, foram articuladas demandas técnicas nas OSCs para a implementação de cursos profissionalizantes e demais ações de serviços voltados para a mulher no município. O objetivo é incentivar a autonomia e independência financeira das mulheres vítimas de violência doméstica.

Jucicleia Lima, coordenadora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Itinerantes (Caiati) da Sepm, comentou sobre a importância da visita técnica em Iranduba.

“Estamos articulando, junto à Prefeitura, a criação de Organismos de Políticas para as Mulheres e também a implementação do Conselho da Mulher, isso fará com que as políticas para as mulheres sejam melhor trabalhadas dentro do município e que elas possam ter acesso ao seu direito, independentemente da localização onde residam”, disse a coordenadora.

Benefícios

Cacilda Viana, presidenta e fundadora da Associação de Mulheres Jasmim do Estado do Amazonas, localizada no distrito de Cacau Pirêra, reiterou que a parceria irá auxiliar mais de 300 mulheres cadastradas na OSC, aumentando sua independência e autonomia.

“Para a gente é muito importante a visita da Sejusc, porque a gente espera que essa parceria possa gerar muitos frutos. A gente tem uma estimativa de 300 mulheres que atendemos, não só aqui no Cacau Pirêra, mas comunidades próximas que a gente consegue chegar e levar o atendimento para essas mulheres”, frisou Cacilda.

OPM

As OPMs são instituições governamentais da sociedade civil criadas para promover igualdade de gênero e garantir os direitos das mulheres. Elas funcionam nas esferas federal, estadual e municipal, representando a ampliação da capacidade de atuação do poder público na promoção de políticas que superem a desigualdade e a discriminação.

Thiago Marinho, secretário de assistência social de Iranduba, se mostrou interessado na implantação de uma instituição no município que irá agregar no trabalho de garantia dos direitos do público feminino.

“Vai ser muito importante devido aos fluxos, pois muitas das mulheres não só serão agregadas socialmente, mas também financeiramente. É mais uma forma delas terem o direcionamento que precisam para buscar aqueles serviços, a implementação do seu empreendedorismo, buscar toda política que envolva sua proteção e sua garantia de direito”, comentou o secretário.

São consideradas OPMs as secretarias, departamentos, assessorias especiais, divisões e coordenações específicas da garantia de direitos humanos de mulheres.

FOTOS: Ygson França/Sejusc