Semana Estadual do Idoso: Governo do Amazonas abre programação e reforça rede de proteção no estado

Iniciativa é coordenada pela Sejusc, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa

Foto: Vitor Lima/Sejusc

Com o tema “Cidadania não tem idade”, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejsuc) realizou, nesta segunda-feira (26/09), a abertura da Semana Estadual do Idoso. A iniciativa ocorreu na sede da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), na rua do Comércio, Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

A semana visa conscientizar a sociedade com ações para os idosos, abrangendo lives, palestras e workshops relacionados ao tema, e segue até sexta-feira (30/09). Coordenadores e profissionais do Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo, bem como toda rede de proteção da pessoa idosa, estiveram presentes na abertura.

O secretário Emerson Lima, titular da Sejusc, ressaltou a importância da iniciativa em prol dos idosos e destacou a capacitação que ocorrerá durante a semana.

“Hoje realizamos a abertura da Semana Estadual do Idoso. Isso é de suma importância, na medida em que a gente fortalece todas as ações implementadas para o público idoso. A rede de proteção tem que estar constantemente integrada, unida e fortalecida. Então, a semana visa capacitar todos que fazem parte dessa rede. O Governo do Estado busca constantemente políticas públicas para o fortalecimento dos direitos da pessoa idosa”, disse.

Lima destacou ainda que a secretaria está trabalhando para implementar no estado do Amazonas a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi).

“A rede existe no país, e o estado não pode ficar atrás. Estamos contatando e conversando com todos para que a gente possa implementar e fortalecer essa rede aqui no Amazonas e também iremos levar para o Governo do Amazonas a proposta da criação de uma ronda de proteção à pessoa idosa, a exemplo da ronda Maria da Penha. Nós precisamos ter uma polícia focada na garantia de direitos e proteção aos idosos”, disse o gestor.

Articulação e união

A titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), Andréa Nascimento, falou que a Semana Estadual do Idoso é um momento de união de toda rede de proteção.

“Esse momento é de união, para que nós possamos fazer as articulações, cada um na sua esfera de competência, e dessa forma intensificar os trabalhos, tanto no combate como na prevenção à violência contra a pessoa idosa. A delegacia especializada atua combatendo e punindo os crimes contra os idosos, por meio da averiguação das denúncias e instauração dos procedimentos criminais cabíveis”, disse a delegada, que reforça importância de denúncias de abusos.

“Sempre motivamos a pessoa que esteja vivenciando alguma forma de violência a buscar a delegacia ou denunciar pelo Disque 100 e 181”, informou Andréa.

Vida e Saúde do Idoso Ativo

O coordenador do Centro de Atendimento ao Idoso e Comunidade da zona sul, Evandro Silva, destacou que os 65 grupos de idosos na capital, estarão participando de toda programação durante a semana.

“Essas programações são muito importantes para todos nós idosos. O projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo vem para dar um suporte maior aos 65 grupos de idosos espalhados nas cinco zonas de Manaus. Nós vamos estar durante toda essa semana participando de todos os eventos. Vamos aproveitar também, para realizar palestras e alertar os idosos dos seus direitos e deveres”, enfatizou Silva.

Rede de proteção

Os órgãos que compõem a rede de proteção aos idosos são a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), Ministério Público do Amazonas (MP/AM), Defensoria Pública do Amazonas (DPE/AM), Conselho Estadual do Idoso (CEI) e Conselho Municipal do Idoso (CMI), além dos coordenadores e profissionais do projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo.