Seminário discute violências contra o público idoso do Amazonas

Abertura do evento contou com a presença de representantes do Governo do Amazonas

FOTOS: Raine Luiz/ Sejusc

Em alusão à Semana Estadual do Idoso, começou nesta quarta-feira (28/09) o “I Seminário da rede de proteção e defesa da pessoa idosa do Estado do Amazonas”, na sede da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), localizada na zona sul de Manaus. Com o tema “Violências na contemporaneidade”, o evento segue até esta quinta-feira (29/09) e debate a aplicação de políticas públicas voltadas aos idosos do Amazonas.

Com o objetivo de discutir as novas tecnologias diante do público envelhescente, o seminário contou com a presença de representantes de órgãos que compõem a rede de proteção como a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, além dos conselhos estadual e municipal.

O titular da Sejusc, Emerson Lima, ressaltou a importância da iniciativa em prol dos idosos e destacou as ações realizadas pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi).

“Conseguimos implementar o Fundo Estadual da Pessoa Idosa, era um sonho acalentado pelo Conselho Estadual do Idoso e agora é uma realidade. Também entregamos para população o Ônibus do Idoso, que atende em várias comunidades, associações e grupos que solicitam essas ações, com técnicos especializados, psicólogos, corpo jurídico, fisioterapeutas, entre outros”, pontua o secretário.

O Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antônio Costa, comenta sobre a iniciativa de garantir políticas públicas que assegurem os direitos aos idosos do Amazonas.

“Me sinto honrado e agradecido pela oportunidade de estar aqui, tenho certeza o que vocês estão fazendo irá despertar as defensorias públicas do Brasil todo para que todos juntos possamos fazer desse país um lugar melhor, para que os idosos vivam de forma tranquila e saudável”, disse. Antônio.

Auxílio aos idosos

Durante o evento, o Defensor Público Geral do Amazonas, Ricardo Queiroz, anunciou a criação de um aplicativo junto à Universidade Estadual do Amazonas (UEA) voltado à pessoa idosa com informações úteis para o público.

“A proposta visa um aplicativo em que a primeira versão conta com informações básicas, como procurar a rede de proteção e informações de linhas de ônibus, mas também queremos avançar, ter mais na frente uma rede social voltada à pessoa idosa”, comentou.