Setembro Amarelo: alunos da rede pública de ensino participam de palestra sobre prevenção ao suicídio

Ação visa incentivar o diálogo sobre o tema 

Foto: Vitor Lima/Sejusc

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção e combate ao suicídio, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania realizou nesta segunda-feira (19/09) a primeira palestra de conscientização sobre o tema na Escola Estadual (EE) Getúlio Vargas, localizada no bairro São Francisco, zona sul de Manaus. Ao todo, mais de 500 estudantes foram beneficiados com a ação.

Realizada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Sejusc (SEDH), a ação incentiva a procura pela ajuda aos estudantes da rede, além de reforçar o diálogo, o aprendizado sobre o tema e formas de apoio. A ação teve como foco estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 12 a 15 anos.

O titular da Sejusc, Emerson Lima, destacou que a conscientização e prevenção ao suicídio é um trabalho constante realizado nos órgãos que compõem a secretaria. Ele também reforça a temática escolhida para a campanha atual, com o tema “Diga sim à vida”, e os canais de apoio, como o Disque 188.

O gestor da escola, Ralphy Dyego, comenta que a parceria com a Sejusc para a realização da palestra é essencial para a conscientização do tema no ambiente escolar.

“Nós temos casos diários de alunos com ansiedade e depressão, e muitos deles não sabem a quem procurar, então a primeira procura é a escola. Essa parceria com a Sejusc vem beneficiar a nossa escola pois traz uma palavra amiga por meio de pessoas que entendem dos casos e mostram essa importância para eles”, afirma o gestor.

Conscientização e apoio

A estudante Ewely Sophia, de 14 anos, reforça que a palestra é uma iniciativa necessária para os alunos, que a conscientização sobre o tema pode ajudar muitos que não sabem ou têm vergonha de falar sobre os sintomas para outras pessoas.

“Para alguns amigos meus essa palestra foi muito importante pois até podemos ter muitas informações, mas nem sempre são eficazes, e saber como aplicá-las ajuda muito. Eu costumava ajudar minhas amigas e a mim mesma sozinha, mas depois eu consegui conversar com a minha mãe, que é da área da saúde, e ela me ajudou e disse para minhas amigas procurarem ajuda especializada, igual como foi dito aqui na palestra”, diz Ewely.

Cronograma

A ação terá continuidade em outras escolas da rede durante o mês. A próxima palestra ocorrerá no dia 27 deste mês, na EE Prof. Francisco Albuquerque, localizada no Centro de Manaus.