Setembro Verde: Sejusc realiza cineteatro inclusivo na zona norte de Manaus

O evento teve a participação de mais de 130 pessoas

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta quarta-feira (20/09), um cineteatro inclusivo no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, zona norte de Manaus. A atividade integra a campanha “Setembro Verde”, voltada à luta pela inclusão de pessoas com deficiência.

Mais de 130 pessoas participaram do evento, que começou com uma apresentação musical, realizada pelos participantes do “Mais Inclusão”, projeto realizado pela Sejusc, que tem como objetivo auxiliar na autonomia e na melhoria da qualidade de vida de Pessoas com Deficiência (PcDs).

A atividade também incluiu uma palestra que abordou temas como leis que garantem os direitos das PcDs, identificação de diferentes tipos de deficiência, inclusão social e a importância da acessibilidade.

A secretária executiva da Pessoa com Deficiência, Leda Maia, explica que o objetivo deste evento é enfatizar a importância do empoderamento das pessoas com deficiência (PcD), contribuindo para a autonomia e a participação efetiva na sociedade.

“Trouxemos uma programação especial para a comunidade e para os nossos assistidos pelo projeto. Nós tivemos uma palestra voltada à causa da pessoa com deficiência, visibilidade e principalmente fortalecer o protagonismo dessas pessoas”, complementa a secretária.

Samuel Oliveira, de 11 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), participou da apresentação musical. Sua mãe, Taiane Oliveira, relatou que, graças ao projeto, seu filho tem se envolvido em diversas atividades inclusivas.

“Eu estou muito feliz, satisfeita e muito grata, por ver o meu filho no palco, sendo incluído, participando, dançando, demonstrando o amor dele e que eles são capazes também”, comemora Taiane.

Setembro Verde

A campanha “Setembro Verde” foi estabelecida em 2015, com o objetivo de destacar a visibilidade e a defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência durante todo o mês de setembro. A cor verde é usada como símbolo, representando a esperança na luta pela inclusão social.

Ao longo do mês, a Sejusc intensifica as atividades em todo o Amazonas, incluindo palestras, debates e ações de conscientização, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da inclusão.

FOTOS: Drance Jézus/Sejusc