Simpósio discute políticas de socioeducação no Amazonas

Encontro terá participação de diretores de centros socioeducativos, representantes do poder judiciário e acadêmicos de Pedagogia

 

Voltado para universitários e pessoas que trabalham nos centros socioeducativos, acontece na segunda-feira (07/10) o simpósio “Programas de Privação e Restrição de Liberdade de Adolescentes do Amazonas”, a partir das 8h, no auditório Alalaú, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam). O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A inscrição é gratuita e pode ser feita no dia do evento.

No encontro, estarão presentes os diretores dos cinco centro socioeducativos do Amazonas, a gerente do Departamento de Atendimento Socioeducativo da Sejusc, Adriana Maria Penha, o coordenador estadual do programa Justiça Presente (ONU/CNJ), Ricardo Peres da Costa, e o juiz da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas, Luiz Claudio Chaves.

“Queremos aproximar os acadêmicos do curso de Pedagogia da Ufam e as instituições que executam medidas socioeducativos. A ideia é preparar os universitários para que, posteriormente, eles possam realizar extensão ou estágio nos centros socioeducativos”, sintetizou a titular da Sejusc, Caroline Braz.

Confira a programação do evento:

8h – Abertura, com Maria Nilvane Fernandes (Coordenadora do PACE), Adriana Maria Penha (Sejusc), Ricardo Peres da Costa (ONU/CNJ)

9h30 – Mesa redonda e debate, com Eric Rafael Macedo de Carvalho (diretor do Centro Socioeducativo de Internação Provisória Masculino), Keila Campos Barros (diretora do Socioeducativo Feminino), Emanuelle Monteiro (assistente social do Centro Socioeducativo Semiliberdade); assinatura do termo do PACE para inserção de alunos de Pedagogia nas unidades

14h – Palestra e debate: Trajetória Jurídica e Processual do Adolescente em Conflito com a Lei, com juiz Luiz Cláudio Chaves (Vara de Execução de Medidas Socioeducativas).

16h – Mesa redonda e debate, com Antônio Juracy Maciel de Lima (diretor do Centro Educativo Dagmar Feitosa) e Gracilene da Silva Barbosa (diretora do Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente); assinatura do termo do PACE para inserção de alunos de Pedagogia nas unidades.