Unidade de Internação Provisória (UIP) da Sejusc recebe palestra do projeto ‘Ensina-me a Sonhar’

Programa da Defensoria Pública do Amazonas busca ressocializar adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

FOTOS: Denise Pêgo/Sejusc

A Unidade de Internação Provisória (UIP), na zona centro-oeste de Manaus, coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), recebeu na manhã desta quinta-feira (18/11), uma palestra do programa “Ensina-me a Sonhar”, coordenado pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM). O principal objetivo é ressocializar adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, por meio de palestras ministradas por diferentes profissionais.

Para a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, o programa “Ensina-me a Sonhar” oferece novas perspectivas a esses jovens, além de reforçar o processo de ressocialização desenvolvido nos centros socioeducativos do Estado.

“Nosso principal intuito é contribuir para o recomeço destes adolescentes, deixando-os preparados para o retorno ao convívio social. Por isso, ao longo do ano temos várias oficinas, cursos de capacitação, aulas, palestras e atividades para fortalecer estes com estudo e uma profissão”, destacou Mirtes.

O secretário executivo de Direitos da Criança e do Adolescente da Sejusc, Emerson Lima, mencionou que o programa motiva os adolescentes a sonhar com mudanças. Ele destaca ainda, que essa é a sexta palestra do projeto realizada neste ano no sistema.

“Programas como este trazem a possibilidade para estes jovens de sonhar e acreditar no potencial, sempre buscando o melhor”, disse o secretário.

Já para o palestrante, o advogado José de Oliveira, a atividade gera uma troca de experiências com perspectivas sobre a área do direito.

“Esperamos que futuramente eles percebam a possibilidade de seguir por caminhos diferentes a seguir. Mas isso só é possível graças a muita dedicação e determinação”, ressaltou José.

Iniciativa – Lançado em 2017, o projeto “Ensina-me a Sonhar” programa uma série de apresentações de profissionais de diversas áreas de carreira em formato de bate-papo e oferecendo a oportunidade de estágio na Defensoria Pública. O projeto tem o objetivo de combater a reincidência, promovendo a ressocialização dos jovens por meio da capacitação e acompanhamento psicossocial.

A iniciativa leva palestras motivacionais para as unidades socioeducativas e oferece bolsas de estágio na Defensoria Pública, com o objetivo de proporcionar experiência profissional e renda para a ressocialização de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Manaus.