Ação integrada oferece atendimento e distribuição de latas de leite no Centro Estadual de Referência e Apoio a Mulher

Karla Mendes

Na manhã desta sexta-feira (08/3), uma ação integrada entre a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Defensoria Pública do Amazonas, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), levou atendimento e distribuição de latas de leite a instituições de caridade e mulheres vítimas de violência, no Centro Estadual de Referência e Apoio a Mulher (CREAM), localizado na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Educandos.

A iniciativa do Governo do Amazonas contou com palestras, atendimentos psicológicos, sociais e jurídicos, além da realização de oficinas de maquiagem, limpeza de pele e distribuição de 1.884 latas de leite NAN.

De acordo com a titular da Sejusc, Caroline Braz, o diferencial da ação foi o trabalho integrado realizado por diferentes órgãos, instituições e entidades.

“A realização de um trabalho integrado é um dos pilares dessa gestão, que sob a orientação do Governador Wilson Lima, está cada dia mais próxima da população. A Cema identificou o problema e se uniu a diversas secretarias que entraram em contato com representantes de associações, instituições, além das mulheres vítimas de violência cadastradas no Cream, para receber o benefício”, explica. “A ação integrada é fundamental, porque otimiza o trabalho realizado e aumenta a lista de serviços oferecidos à população”.

A Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (Adcea) foi uma das entidades participantes da atividade. A presidente do grupo, Neuza Maria, afirma que cerca de 30 famílias carentes receberão as latas de leite.“Nossa associação está feliz em poder participar de ações como esta. É uma iniciativa positiva, porque estamos assegurando que este produto, tão importante para as crianças, não vai ser desperdiçado”.

Durante o evento, a Defensoria Pública do Amazonas também lançou o projeto “Maria Bonita”, que propõe a realização de reuniões quinzenais para um grupo de acompanhamento e de acolhimento de mulheres vítimas de violência que evitam procurar os locais de atendimento oferecidos. Temas como saúde, nutrição e educação em direitos, entre outros, serão tratados nos debates.