Centro Socioeducativo de Semiliberdade Masculino recebe nova edição do projeto Família Ativa

Evento alusivo à Campanha Outubro Rosa contou com palestras e serviços de maquiagem e manicure

 

A programação do Outubro Rosa chegou ao sistema socioeducativo e, nesta quinta-feira (17/10), o Centro Socioeducativo de Semiliberdade Masculino recebeu a quinta edição do projeto Família Ativa. As atividades são realizadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Com a temática “Se Toque, É Outubro Rosa”, o evento reuniu adolescentes do sistema socioeducativo e seus familiares, que puderam assistir a uma palestra sobre prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero.

Além disso, foram oferecidos serviços de maquiagem, design de sobrancelhas, manicure e escovação de cabelo. As atividades contaram também com apoio das internas do Centro Socioeducativo Marise Mendes.

“A saúde da mulher é um assunto que precisa ser sempre abordado, e projetos como esse são fundamentais porque informam e integram. As famílias têm a oportunidade de ver a evolução dos socioeducandos e como eles estão se desenvolvendo”, destacou a titular da Sejusc, Caroline Braz.

Socioeducativo – A Sejusc administra os cinco Centros Socioeducativos do Amazonas, que têm por finalidade promover o cumprimento da medida socioeducativa de internação, com a fiel observância ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e às diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), incumbindo a seus dirigentes e servidores zelar pela integridade física e mental dos adolescentes e adotar as medidas adequadas de educação, contenção e segurança.

O departamento garante os direitos sociais dos adolescentes e executa as medidas aplicadas pela autoridade judiciária, visando a inclusão social e a construção de alternativas que contribuam para a revisão de hábitos e valores morais.

Nos cinco centros administrados pela Sejusc, são oferecidas atividades como rodas de conversa, acompanhamento psicológico, atividades pedagógicas, oficinas terapêuticas e palestras.