Ônibus do Idoso inicia atividades itinerantes na zona leste de Manaus

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi)

FOTO: Andréia Guimarães/Sejusc

Com atendimentos psicossociais, jurídicos, serviço social e enfermagem, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) iniciou nesta segunda-feira (11/07), às atividades da unidade móvel Ônibus do Idoso. A iniciativa ocorreu na sede da Associação de Idosos Vitória Alegre, na rua Tocantinópolis, Grande Vitória, zona leste da capital.

Coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), a ação conta com escuta qualificada, atendimento psicológico, jurídico e de serviço social, que busca identificar possíveis casos de violação de direitos. Além disso, foram disponibilizados pela unidade, fisioterapeutas e técnicos em enfermagem para reforçar o cuidado da saúde destes idosos. Os atendimentos seguem nesta quarta-feira (13/07), no bairro Jorge Teixeira, e durante este mês atenderá os bairros da zona leste da capital.

O titular da Sejusc, Emerson Lima, ressaltou o objetivo dos serviços disponibilizados pela a Unidade Móvel, bem como destacou a escuta qualidade em prol dos direitos dos idosos.

“O Ônibus do Idoso oferece um atendimento humanizado aos idosos do estado. Isso faz parte de uma política pública do Governo do Estado por meio da Sejusc. Nós fizemos a entrega desse ônibus que vai estar circulando na cidade e hoje está aqui na zona leste, levando atendimento técnico com psicólogos, fisioterapeutas, educador físico e enfermagem. Aqui realizamos escuta qualificada verificando se eventualmente existe algum direito dos idosos sendo violado”, disse o gestor.

A secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Andrade, reforçou os locais onde serão realizados os atendimentos.

“Hoje inicia as atividades da Unidade Móvel de atendimento ao idoso. Inicialmente vamos começar na zona leste, porque é a zona com maior incidência de crimes contra as pessoas idosas. Mas, esse atendimento vai se estender por toda Região Metropolitana e toda capital nas cinco zonas. Um destaque importante nesta ação é diminuir qualquer distância, aproximando os idosos dos seus direitos”, ressaltou Luciana.

Conversa 

A coordenadora do grupo Associação Vitória Alegre, Maria Auxiliadora, 68, falou sobre como o ônibus aproxima os idosos de serviços essenciais para a qualidade de vida deles.

“É muito importante estarmos recebendo o ônibus móvel com todos esses atendimentos para nossos idosos. Ele veio para somar com nossa saúde e o nosso bem-estar. Isso vai beneficiar não só os idosos dos grupos, mas a comunidade de forma geral”, disse Auxiliadora.