Sejusc oferece serviços de beleza e saúde em atendimento às pessoas com deficiência

A ação “Mãos que Cuidam” aconteceu na manhã desta sexta-feira

Foto: Arthur Castro/ Sejusc

Serviços como cortes de cabelo, design de sobrancelhas, maquiagem, limpeza de pele, aferimento de pressão e dinâmicas sociais foram oferecidos ao público na ação “Mãos que Cuidam”, que aconteceu, na manhã desta sexta-feira (22/11), no Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Segundo a titular da Sejusc, Caroline Braz, a proposta com foco no atendimento humanizado e bem-estar das pessoas com deficiência será realizada na última sexta-feira de cada mês, na sede do núcleo.

“Esse público já tem muitas dificuldades no dia a dia, são desafios e preconceitos a vencer e nós queremos proporcionar a eles momentos de lazer, tanto para o PcD (Pessoa com Deficiência) quanto para quem cuida dele. Queremos que todos se sintam acolhidos”, afirma a secretária.

Caroline Braz adiantou que a pasta ampliará a rede de serviços que o Governo do Amazonas disponibiliza e, para o primeiro semestre de 2020, levará atendimento especializado para os centros de convivência, além de emissão de documentos em domicílio.

“Já iniciamos a documentação na sede da Secretaria, mas temos, em construção, um projeto de cidadania em casa porque percebemos que muitas pessoas não têm condições de se locomover para as ações. Então, estamos estruturando equipes especializadas para esse atendimento em domicílio”, explicou a titular da Sejusc. “Também teremos uma equipe de assistência social para identificar outras dificuldades, dar suporte, orientar, intermediar sobre os serviços”.

Parceria – A coordenadora da atividade, Maysa Costa, destacou que a programação acontecerá sempre das 8h às 12h e conta ainda com um café da manhã e dinâmicas sociais. “Realizamos um trabalho para o público interno e externo, para promover a socialização entre os servidores e os usuários dos serviços, isso é fundamental”, afirmou a idealizadora do “Mãos que Cuidam”.

Público – Francisco Lucas, de 19 anos, foi um dos usuários dos serviços da Sejusc que aprovou a iniciativa. Acompanhado da mãe, Jussara Castro, ele cortou o cabelo e fez limpeza de pele. “São serviços que todo mundo tem que ter acesso, eu estarei aqui todos os meses”, disse.

Márcio Lopes, de 47 anos, contou que foi entregar um formulário na sede do órgão para isenção no transporte público e também fez uma limpeza de pele durante a ação social. “Fui contemplado com a atividade gratuita. Esse tipo de apoio é muito importante porque uma parte de nós ainda está esquecida”, comentou