Sistema socioeducativo da Sejusc é tema de palestras em escolas públicas de Manaus

Sistema é coordenado pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente

Com o objetivo de prevenir atos infracionais por crianças e adolescentes no Estado, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) participou, nesta terça-feira (07/02), de uma palestra para pais e professores na Escola Municipal Pintor Leonardo da Vinci, zona oeste da capital. Ao todo, a reunião contou com mais de 170 responsáveis.

Jean Mendonça, diretor do Departamento de Atendimento Socioeducativo, palestrou sobre temas de atenção com relação à vulnerabilidade dos jovens na sociedade, infrações no geral, orientações sobre o bom relacionamento em âmbito escolar e social, além do sistema socioeducativo. A palestra foi realizada em parceria com o Conselho Tutelar da zona centro-oeste de Manaus.

O Departamento de Atendimento Socioeducativo é integrado à Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca) da Sejusc. De acordo com Jean, a palestra é um meio de conscientização aos pais sobre o sistema, um reforço ao trabalho de monitoramento e conversa com os filhos, para que não haja problemas sociais e infrações cometidas.

“Os pais precisam estar presente como forma de prevenção, evitando assim que o adolescente caia no sistema socioeducativo. Caso vá, estamos preparados, porém de forma preventiva não queremos que ele chegue até lá. Esclareci para todos os pais para que conheçam um pouco do sistema, a realidade e como muitas vezes, sem perceber, o adolescente já está envolvido neste mundo”, pontuou o diretor.

A próxima palestra será na Escola Estadual Olga Falcone, no bairro Da paz, zona centro-oeste de Manaus, na sexta-feira (10/02)

Centros Socioeducativos

Atualmente, a Sejusc coordena cinco centros socioeducativos: Centros Socioeducativos Senador Raimundo Parente, Dagmar Feitosa, Semiliberdade Masculino, Centro de Internação Feminina e Unidade de Internação Provisória Masculina e Feminina.

O sistema atua na execução das medidas socioeducativas de semiliberdade e internação, garantindo todos os direitos dos adolescentes em conflito com a lei, nas diversas esferas.

Foto: Arquivo pessoal