Teatro Amazonas é iluminado em alusão à campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’

Campanha visa sensibilizar a população e combater o crime

FOTO: Eduardo Santos/Sejusc

Com o objetivo de chamar a atenção para o enfrentamento da violência contra mulheres, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) iluminou o Teatro Amazonas na noite desta sexta-feira (26/11), em alusão à abertura da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, uma mobilização global que tem a finalidade de mobilizar a população e combater esse crime.

Com o tema “Em Defesa Delas”, a iniciativa coordenada pela Secretaria Executiva de Política para Mulheres da Sejusc (SEPM) e contou também com abordagens para a sensibilização do público, distribuição de informativos e adesivagem em veículos acerca do tema, além da divulgação dos canais de denúncias.

De acordo com a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, campanhas como esta são sempre fundamentais, pois mulheres que estão em situação de violência doméstica necessitam de ajuda e o Governo do Amazonas segue empenhado para protegê-las.

“O Governo do Estado trabalha em prol da proteção de mulheres em situação de violência. É importante sempre lembrar de que existe uma rede de proteção para defendê-las. São mulheres que necessitam de amparo e nós estamos dia após dia enfrentando esses atos”, enfatizou a gestora.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, Maricília Costa, ressaltou que o Estado conta com uma rede de proteção à mulher, que atua desde a denúncia de agressão até o encerramento do ciclo de violência.

Atividades – A campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres” foi criada durante o primeiro encontro “Women’s Global Leadership Institute’’, em 1991.

Governos, sociedade civil, escolas, universidades, empresas, associações esportivas e as pessoas individualmente manifestam solidariedade às vítimas, às ativistas, aos movimentos de mulheres e às defensoras dos direitos humanos das mulheres para pôr fim à violência de gênero.

“Durante a campanha teremos atividades em prol da mobilização da sociedade sobre a prevenção da violência contra a mulher. Nesses dias teremos oficinas, abordagens educativas em maternidades, escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, terminais de ônibus, ou seja, pontos de maior acesso, para entregar informativos falando sobre a campanha em instituições públicas e privadas”, destacou Giselle Postal, gerente do Nova Rede Mulher, durante a ação.