Unidades móveis do PAC realizam mais de 1,5 mil atendimentos em uma semana de ações

As quatro unidades estão distribuídas entre as zonas centro-sul e norte da capital

As novas unidades móveis de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), administradas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), atenderam 1.550 usuários nos postos distribuídos em Manaus. Inauguradas na última quarta-feira (25/01), as quatro estruturas em contêineres contribuíram para a ampliação dos serviços de cidadania para a população.

Entre os serviços mais procurados pelos cidadãos está a emissão de Registro Geral (RG), com 1.550 documentos emitidos na primeira semana de atendimento. Os agendamentos são realizados pelo aplicativo SASI, disponível para Android e Iphone (iOS).

Além do serviço de emissão e primeiras e segundas vias RGs, as unidades também oferecem emissão das carteirinhas de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), que isenta o portador das tarifas no transporte; orientações sobre o Idoso Empreendedor; pré-cadastro e agendamento para junta militar, além de serviços da Amazonprev e Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp).

A diretora de cidadania da Sejusc, Luciana Reis, reforça que a ampliação dos PACs é um meio de levar os serviços para a população de forma mais acessível. 

“Para Sejusc, uma de suas prioridades é a disseminação do acesso aos serviços públicos, assim como a oferta de um atendimento de qualidade ao cidadão. Com a inauguração da Unidades Móveis, buscamos atingir o conjunto da população residente nas regiões afastadas das Unidades de Atendimento. Sem dúvida, hoje o cidadão tem acesso aos serviços disponibilizados nos PACs com maior eficiência, qualidade e rapidez”, comenta Luciana. 

Os quatro contêineres foram distribuídos em três pontos estratégicos da capital, sendo duas estruturas localizadas na Escola de Educação Profissional do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), na Rua Marginal Esquerda, bairro Galiléia; outra no Shopping Phelippe Daou, avenida Camapuã, bairro Cidade de Deus; e uma estrutura na área da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), localizada na avenida Mário Ypiranga, Parque 10 de Novembro, zona centro-sul.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc