O Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher – CREAM constitui-se de uma estrutura essencial do programa de enfrentamento à violência contra a mulher, e faz parte do compromisso assumido pelo Governo do Estado do Amazonas, visando promover a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar especializado à mulher em situação de violência. Integra a rede de serviços destinada à prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, e tem por objetivo o atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, contribuindo para seu fortalecimento e resgate da sua cidadania.

Sua intervenção principal se dá em cessar a situação de violência vivenciada pela mulher atendida sem ferir o seu direito de autodeterminação, mas promovendo meios para que ela fortaleça sua autoestima, tendo como foco a prevenção de novos atos de agressão e promovendo a interrupção do ciclo de violência. Para isso, atua para desenvolver estratégias de integração e complementaridade entre serviços, para o fortalecimento da rede de atenção a mulheres, facilitando e mobilizando as relações entre órgãos governamentais e não governamentais, fomentando ações intersetoriais à implementação e à continuidade do trabalho.

O Centro de Referência conta com uma equipe técnica qualificada composta por Assistentes Sociais, Psicólogos, Pedagogos e profissionais de apoio administrativo capacitados para a recepção e acolhimento das vítimas. Também conta com um núcleo da Defensoria Pública e da OAB visando prestar assistência jurídica às mulheres, intermediando ações judiciais ou orientando sobre seus direitos.

Endereço: Av. Presidente Kennedy, 399 – Educandos (ao lado da Escola Estadual Diane Pinheiro)

Telefone: 92  3624-5370