Conselho Estadual da Pessoa Idosa

O Conselho Estadual da Pessoa Idosa

O Conselho Estadual do Idoso atua no controle democrático das ações, decisões e omissões do Poder Público e da sociedade civil, na propositura, proteção e defesa dos direitos da Pessoa, coordenando a Política Estadual da Pessoa Idosa.

Conforme Lei nº 8842/1994 e Lei 10.741/2003, compete ao Conselho, a formulação, coordenação, fiscalização e avaliação das Políticas voltadas à Pessoa Idosa, zelando pelo cumprimento dos seus direitos dispostos nas legislações de referência.

Atualmente o Conselho Estadual do Idoso não possui mesa diretora, haja vista a necessidade de regularização do mesmo, o que está ocorrendo desde o ano de 2024, motivo pelo qual, ainda não possui sede.

Sede: No entanto, a Secretária Jussara Pedrosa, disponibilizou o auditório da SEJUSC para que ocorram as reuniões extraordinárias e ordinárias, então o endereço da sede será o da SEJUSC.

E-mail: Ainda não possui.
Telefone: Ainda não possui.
Quanto ao horário de atendimento será o horário comercial.

Relação de Membros do Conselho Estadual do Idoso eleitos. Biênio 2025/2026:

ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL – TITULARES E SUPLENTES

Ordem OSC’s Eleitas Titular Suplente
1. Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas – OAB/AM Yaci Souza Derzi Maria Nazareth da Penha Vasques Mota
2. Casa do Idoso São Vicente de Paulo Luís Carlos de Carvalho Ana Célia Ribeiro Costa
3. Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas Margareth Pacheco Barroso Teresinha da Silva Araújo
4. Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/15ª Região Jania Maria de Oliveira Limeira Laurisana Maria Branco Camargo
5. Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia – ADCAM Payman Agahnejad Alessandra Christina Souza Andrade
6. Instituto Abílio Pontes Marileia Tatiana Silva de Oliveira Glaucia Braga de Souza Aguila
7. Pastoral da Pessoa Idosa Vera Lúcia Gama de Souza Glaucia Braga de Souza Aguila
8. Associação de Idosos Trabalhando com Alegria Edilza de Souza Pereira Mota Edinelza Pereira Guilherme
9. Associação de Mulheres Ribeirinhas – Espaço Acolher – Casa de Sara Wallane Socorro Melo dos Santos Sávio Agostinho Andrade
10. Associação Brasileira de Alzheimer e condições relacionadas – Regional Amazonas – ABRAZ Georgina Sebastiana Sarkis Maria Alice Castro de Albuquerque
11. Associação de Idosos Unidos Venceremos Maysa Aracylina Mazzi Furtado Tuponi Ellen Cristina da Silva Sobrinho Wanderley
12. Associação Grupo Idade Renovada – AGIR Dejair de Lima Francisco das Chagas Amazonas Pereira
13. Instituto Estendendo a Mão – IEM Vanessa Teixeira Fernandes Adriana Márcia Serrão Teixeira

 

GOVERNAMENTAIS – TITULAR E SUPLENTES

Ordem Entidades Gov. Titular Suplente
1. Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar Claudia Maria da Costa Lustosa Suziane Almeida de Carvalho
2. Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Solange Ferreira dos Santos Souza Maria Ivani de Castro Rodrigues
3. Secretaria de Estado de Desporto e Lazer Marcelo Teixeira da Silva Marcio Alexandre dos Santos Barbosa
4. Secretaria de Estado das Cidades e Territórios Eduardo Bulcão da Silva Costa João Guilherme Taketomi da Rosa
5. Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade Stella Regina Folhadela Torres Raimundo Gomes de Araújo
6. Empresa Estadual de Turismo do Amazonas Lena Emmanuelle Moreira Pampolha Kássia Fernanda Oliveira de Souza
7. Secretaria de Estado de Produção Rural Jane Cristina Negreiros Correa Daniel Correa de Souza
8. Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa Fabiana de Almeida Lima Maria de Nazaré Costa Soares
9. Secretaria de Estado de Assistência Social Lília Fernandes Duarte de Albuquerque Edclea Vital Barros
10. Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas Alexandre Augusto Jorge Vanessa Gonzaga Carvalho
11. Secretaria de Estado de Saúde Jocenir Carvalho Pinto Maria Alice Castro de Albuquerque
12. Secretaria de Estado de Segurança Pública Andrea Nascimento Pereira Elienai Souza Mourão Vantuil
13. Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania Franciane Alves Silva Caio César Taveira