Sejusc sedia eleição para Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT do Amazonas

A votação aconteceu nesta quarta-feira, na sede do órgão; resultado final será divulgado no Diário Oficial

 

Representantes de 12 instituições habilitadas participaram da eleição para gestão do quadriênio 2019/2024. Foto: Karla Mendes/Sejusc

 

Nesta quarta-feira (11/12), representantes de 12 instituições habilitadas participaram da eleição dos membros para gestão do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT do Amazonas (Cecod/LGBT) no quadriênio 2019/2024. A votação aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). O resultado final da seleção será divulgado no Diário Oficial do Estado do Amazonas e no site do órgão.

O Processo Seletivo é voltado para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos que atuam com a população LGBT em ações de defesa de direitos, pesquisas ou grupos de natureza sindical. Entre os grupos que tiveram as inscrições deferidas estão Associação Manifesta LGBT, Associação Orquídea LGBT, Associação de Desenvolvimento e Bem Estar Social (Soceama), Associação Difusão Amazonas (Coletivo Difusão), Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis de Rio Preto da Eva, Ministério Inclusivo Avivar, Associação Étnica e Ambiental de Homens e Mulheres Indígenas e Não Indígenas (Acauã), Instituto Cultural Afro Mutalembê (Icam), Canal Vlogay, Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado do Amazonas (Assotram), Universidade do Estado do Amazonas e Fiocruz – Instituto Leônidas e Maria Deane.

Segundo a titular da Sejusc, Caroline Braz, o diálogo entre Governo e comunidade LGBT com transparência é importante para fortalecer as propostas apresentadas pelas instituições.

“Com o Conselho, termos mais formas de fazer com que eles sejam ouvidos, por isso nossa preocupação em reunir o maior número de representantes”, afirma a secretária. “É uma honra participar desse momento único para a comunidade LGBT, sabemos da importância do Conselho, que precisa estar sempre presente para termos legitimidade efetivar políticas públicas. É através da luta de cada um que vamos conseguir garantir os direitos”.

Para Rosaly Pinheiro, liderança do Fórum LGBT do Amazonas, a eleição do conselho consolida o compromisso social para quem vai exercer o cargo.

“O trabalho maior começa agora. Com o Conselho estabelecido, a comunidade se fortalece”, comenta. “Que bom que conseguimos consolidar este momento”.

Denison Melo, representante da Universidade do Estado do Amazonas, ressalta que o Estado está muito avançado em comparação com outras regiões.

“Estamos fazendo história do movimento no Amazonas, agora é fazer acontecer o processo de união governamental e não-governamental”, afirma.

Sobre o edital – O edital n°001/2019 para a formação do Conselho foi criado por meio da Lei 4.475, de 6 de maio de 2017, e tem a proposta de possibilitar um amplo diálogo com a comunidade LGBT. O objetivo do Cecod/LGBT, a partir da efetivação, é formular e propor diretrizes de ação governamental, voltadas para o combate à discriminação.