Acessibilidade

Ação da Sejusc realiza cadastro para Carteira da Pessoa com Deficiência e cadeira de rodas em Itacoatiara

Evento ocorreu nesta sexta-feira (06/11) e registrou um total de 35 atendimentos no município

Ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (06/11) (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta sexta-feira (06/11), uma ação de atendimento ao público PcD no município de Itacoatiara, distante 175 quilômetros de Manaus. No total, foram 35 pessoas atendidas, entre demandas envolvendo cadeira de rodas, a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência, entre outros.

As atividades tiveram início às 10h, na Igreja Batista Aliança, no bairro São Francisco, por meio da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD). No local, as equipes cadastraram 20 pessoas para emissão da Carteira PcD, dez medições para produção de cadeiras de rodas e cinco atendimentos jurídicos. Os atendimentos foram até às 14h.

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, diz que a ação tem importância significativa para a população do interior, pois leva acessibilidade e inclusão a zonas mais afastadas da capital.

De acordo com a secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, o evento atingiu o objetivo que é ampliar o conhecimento da população sobre os serviços da Sejusc voltados ao público PcD.

“Conseguimos abrir muitos cadastros de solicitação de cadeiras de rodas e fazer orientação jurídica para essas pessoas que a gente sabe que, com uma criança com deficiência, o deslocamento é muito difícil, principalmente quem tem que pegar quatro horas de estrada para ter acesso aos benefícios”.

Carteira PcD – Para obter a Carteira, os interessados (responsáveis ou PcDs) podem solicitar o documento por meio do aplicativo Sasi, disponível para download em celulares com sistema Android e iOS, ou de forma presencial no Núcleo PcD da Sejusc, na rua Salvador, 456, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

O novo documento atende ao art. 110 da Lei Promulgada nº 241/2015, sendo um comprovante de prioridade que pode ser apresentado em hospitais da rede pública e privada, agências bancárias, caixas eletrônicos, supermercados, instituições públicas e privadas, além do transporte de passageiros, seja ele municipal, intermunicipal, rodoviário, fluvial ou aéreo.

Cadeira de rodas – A solicitação de cadeira de rodas acontece no setor de análise social do Núcleo PcD. O espaço fica localizado na rua salvador, nº 456, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. Lá, o beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico. Em seguida, acontece o processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. Este processo define qual tipo de cadeira será disponibilizada.