Associações de bairros e instituições que atendem pessoas com deficiência recebem alimentos do Governo do AM

Hortifrútis distribuídos foram comprados diretamente de produtores

Foto: Raine Luiz / Sejusc

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou a entrega, nesta quinta-feira (27/05), de 7.5 toneladas de alimentos, como bananas nanica e pacovã, laranja, tangerina, entre outros, para Associações de Moradores e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que trabalham com Pessoas com Deficiência (PcDs), situadas nas zonas norte, leste e sul de Manaus.

Os produtos foram comprados de feirantes, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), órgão vinculado à Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), e seguem determinação do governador Wilson Lima de ajudar famílias em risco social.

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, destacou que o governador Wilson Lima mostra mais uma vez a preocupação com os produtores rurais do Estado, que enfrentam a cheia dos rios, e também com a população que se encontra em risco social, devido à pandemia do novo coronavírus.

“Mais uma vez o Governo do Estado do Amazonas ajuda nas duas pontas: as pessoas que precisam vender, no caso os produtores, que atravessam um momento difícil por conta da cheia dos rios. E também as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. É um prazer imenso, às quintas-feiras, estarmos cumprindo a missão que o governador Wilson Lima determinou para nós”, afirmou a gestora.

Beneficiados – As instituições atendidas com essa remessa foram: Associação Comunidade Nobre, no bairro Santa Etelvina, zona norte; Instituto de Apoio e Inclusão da Pessoa com Deficiência no Amazonas (Iaidam), Cidade Nova, zona norte; Instituto Amigo Anjo, Cidade Nova, zona norte; Associação Filhos do Bairro, na comunidade Nova Floresta, zona leste; e Associação de Apoio Lar de Vitórias, Japiim, zona sul.

Sobre atender famílias PcDs com os alimentos, a secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, afirmou estar feliz de integrar um governo comprometido com a causa PcD.

“Não entregamos somente os hortifrútis, mas também cestas básicas em ações que a primeira-dama Taiana Lima realiza para apoiar e suprir as necessidades dessas famílias. O governador Wilson Lima tem dado oportunidade e destinado recursos para que possamos atendê-los”, disse a secretária.

Números – Ao todo, com a nova entrega, os coordenadores das instituições e associações, responsáveis pelo repasse dos alimentos às famílias assistidas, estimam ajudar cerca de 500 famílias. No Amigo Anjo, a presidente do instituto, Fabiana Braga, explicou que aproximadamente 50 famílias devem ser beneficiadas. “As famílias têm passado muita necessidade, famílias PcDs, que é o grupo que acolhemos. Eu agradeço as secretárias e ao governador do Amazonas”, destacou.