Dia da Síndrome de Down: Sejusc promove exposição no Manauara Shopping com fotos de pessoas com a síndrome

A exposição “Um Olhar 21” vai estar no centro comercial de 21 a 31 de março

Rosto redondo, olhinhos levemente puxados. As características físicas de uma pessoa com Síndrome de Down são facilmente conhecidas, e é para ressaltar a beleza e os traços únicos que a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promove a exposição “Um Olhar 21”, a partir de terça-feira (21/03), no Manauara Shopping, para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down.

A iniciativa apresenta 25 imagens do fotógrafo Joedi Porto, em preto e branco, produzidas com os participantes do projeto Amazonas + Inclusão, do Governo do Amazonas, e de membros da Sociedade Civil.

Jussara Pedrosa, titular da Sejusc, acredita que a exposição é uma forma importante de celebrar a data. “As pessoas com Síndrome de Down precisam ser incluídas, vistas e respeitadas. As fotos estão lindas, sensíveis, destacando traços que são só deles e vale a pena visitar”, garante.

A exposição foi planejada e viabilizada pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPCD) da Sejusc. Leda Maia, secretária executiva da pasta, explica que a ideia surgiu para trazer visibilidade à data, e que faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética.

“Eu acredito que eventos desse tipo dão visibilidade a pessoas, causas e lutas que no dia a dia não são vistas. O propósito da exposição “Um Olhar 21” é trazer visibilidade a população amazonense que possui Síndrome de Down”, reforçou a secretária executiva.

Responsabilidade social 

A ideia da exposição foi abraçada pelo Manauara Shopping, que  cedeu o Piso Castanheira, entrada pela Avenida Mário Ypiranga para o uso da Sejusc, assim como a estrutura usada no local. “Um Olhar 21” vai estar no shopping até 31 de março.

FOTOS: Joedi Porto/Divulgação