Em Borba, Sejusc realiza ação em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Na ação, foram oferecidos diversos serviços ao público PcD

FOTO: Divulgação/Sejusc

Celebrando o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou na manhã desta terça-feira (21/09) uma ação com diversos serviços para as Pessoas com Deficiência (PcDs), no município de Borba (a 151 quilômetros de Manaus).

Coordenada pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPcD), a ação contou com todos os serviços oferecidos pela pasta: cadastramento da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), Passe Legal, entre outros. Além disso, a atividade teve entrega de cestas básicas, medições e entrega de dezenove cadeiras de rodas.

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, destacou o compromisso do Governo do Estado em ações voltadas ao público PcD.

“O público PcD necessita de um olhar especial, precisa de mais respeito e igualdade, e é o que buscamos em todas as ações que realizamos, pois, dessa forma estamos promovendo o exercício da cidadania e da inclusão social. O Governo do Amazonas está cada dia mais empenhado com essa causa tão importante e é sempre gratificante fazer parte de ações voltadas para eles”, disse a gestora.

O assessor técnico da SEPcD, Leandro Lopes, ressalta a alegria da rede que trabalha em prol dos direitos dessa população.

“Esse dia é de extrema importância para todos nós que trabalhamos em prol dessa população. Lutamos constantemente em prol dos direitos deles e continuaremos trabalhando firmemente. Estamos hoje comemorando o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no município de Borba, ou seja, está sendo um dia de muita felicidade e gratidão”, disse o assessor técnico.

 

Capital – Em Manaus, a SEPcD participou de ação realizada pela Defensoria Pública do Amazonas, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), bairro Parque Dez de Novembro. Na ação, a secretaria executiva realizou a solicitação dos benefícios oferecidos pela pasta.

Mês de luta e esperança – O mês de setembro foi escolhido considerando que no dia 21 celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituída em 2005 pela Lei nº 11.133. A cor verde passou a ser estabelecida para simbolizar esperança de dias melhores para as Pessoas com Deficiência, além de coincidir com o Dia da Árvore que representa o nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições para essas pessoas.