Em Nhamundá, comunitários participam de palestras sobre direitos da pessoa idosa

Programação, realizada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), contou ainda com mapeamento de atividades em centros de referências no município

Nesta quarta-feira (09/10), comunidades do município de Nhamundá (a 378 km de Manaus em linha reta), participaram de ações sobre direitos da pessoa idosa, promovidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com apoio do Conselho Estadual do Idoso (CEI-AM). As atividades seguem até a próxima sexta-feira (11/10).

Pela manhã, os técnicos da Sejusc que atuam nas Gerências de Políticas sobre Drogas e no Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipid), ministraram palestras com temas voltados à terceira idade e sobre o uso de drogas. A ação ocorreu com estudantes e moradores da comunidade rural Juruá, a 30 minutos do município.

As equipes também realizaram mapeamento nos equipamentos que atuam nas demandas de idosos, como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) do município.

De acordo com a secretária da Sejusc, Caroline Braz, a proposta é intensificar as ações no interior no Estado, oferecendo atendimento especializado à população idosa nos lugares distantes da capital.

“Essa ação nos coloca ainda mais próximos das comunidades, e o tema da terceira idade precisa ser discutido com sensibilidade, porque toca em várias esferas: saúde, bem estar, segurança. A Sejusc quer o melhor para os nossos idosos, e parcerias como essa, com o Conselho Estadual do Idoso, nos coloca no caminho certo”, afirmou.

Atividades – Em alusão à Semana Estadual do Idoso, a Sejusc segue com programação em Manaus e no interior até o dia 15 deste mês. Entre as atividades já realizadas, estão blitz, entrega de certificados e mutirão com serviços de saúde.

No último dia 26 de setembro, uma ação conjunta foi realizada no município de Maués (a 276 quilômetros da capital).  As equipes visitaram quatro agências bancárias e lotéricas municipais, no intuito de fiscalizar o cumprimento da Lei das Filas. Os agentes também fizeram visitas domiciliares a idosos, além de fiscalizar e reter 238 unidades de alimentos com prazo de validade vencidos em seis estabelecimentos comerciais. Todos os itens foram incinerados.

Na próxima terça-feira (15/10), a Sejusc realizará uma roda de conversa sobre os Direitos da Pessoa Idosa com técnicos do Hospital Adriano Jorge, na avenida Carvalho Leal, 1.778. A programação inicia às 8h.