Faça Bonito: Sejusc leva ação de prevenção e informação para as escolas de Presidente Figueiredo

Campanha nacional combate abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A campanha de prevenção e informação da  Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) dentro da campanha “Faça Bonito” chegou a Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), com atividades para mais de 2 mil alunos. As ações encerram na próxima semana, em escolas de Manaus e em Parintins, no Baixo Amazonas.

Com o propósito de conscientizar e promover debates, as palestras e dinâmicas abordaram o abuso e exploração sexual, os direitos infantojuvenis, como identificar um caso de violência e informações de toda a rede de proteção do Amazonas, além de disponibilizarem atendimento psicossocial para aqueles que quisessem falar sobre o tema ou tirar dúvidas de como denunciar.

Coordenadas pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca) da Sejusc, as equipes estiveram, na quarta-feira (24/05), na Escola Estadual Presidente Figueiredo, Escola Estadual Maria Calderaro, Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Maria Eva dos Santos e no Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Nesta quinta-feira (25/05), três escolas municipais serão contempladas: EM Raimundo de Andrade, EM Nelson Dorneles e  EM Deyse Lammel. O estudante do Ceti Maria Eva dos Santos, Kauan Medeiros, de 16 anos, enfatizou a importância de ter apoio e saber essas informações.

“Achei muito importante essa palestra porque para mim, como adolescente, preciso saber essas informações, acho que é essencial. Saber que temos meios de ajudar essas vítimas, essas crianças e adolescentes, é uma forma de ficar atento e também conscientizar outras pessoas”, disse Kauan.

Faça Bonito Realizadas durante todo o mês de maio, as ações dinâmicas e informativas da campanha nacional conscientizaram mais de 7 mil estudantes das escolas estaduais e municipais da capital e do interior.

Rosalina Lobo, secretária do Sedca, comentou sobre as atividades realizadas no município e o trabalho de proteção das crianças e adolescentes.

“Nesta campanha estamos atendendo alunos da rede estadual, municipal e federal, e em Presidente Figueiredo alcançamos pouco mais de 2 mil e sabemos que assim estamos fazendo um grande avanço na proteção das crianças e adolescentes do Amazonas” destacou a secretária.

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc