Governo do Amazonas abre Semana Estadual do Idoso com videoconferência no Centro de Mídias de Educação

Atividades seguem até 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso

FOTOS: Divulgação/Sejusc

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), abriu a Semana Estadual do Idoso, na manhã desta quinta-feira (23/09), no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. A abertura contou com uma videoconferência para tratar sobre os direitos da pessoa idosa.

A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) e contou com a presença do vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEI), Jorge Vagner e do Promotor de Justiça, Vitor Moreira da Fonseca.

De acordo com a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, mesmo com a chegada do coronavírus, que afetou diretamente o público idoso, a Sejusc fez vários avanços em relação à pessoa idosa, visando a garantia dos direitos.

“Nós da Sejusc estamos trabalhando em conjunto com o governador Wilson Lima, para dar as melhores condições de vida para os idosos, seja na área social, saúde e economia como o projeto Idoso Empreendedor, que gera microcrédito para reabertura ou ampliação do negócio. Estamos com várias ações voltadas para eles não só em Manaus, mas, em vários municípios do Amazonas”, disse Mirtes.

Para a secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Andrade, essas ações são de extrema relevância, pois reforçam os direitos da pessoa idosa na sociedade.

“Todas essas ações que serão realizadas no decorrer da semana, com encerramento no dia 1º de outubro, são pensadas de forma a difundir e reforçar os direitos previstos no Estatuto do Idoso. Além da inclusão, as atividades promovem autonomia, resgatam a autoestima e conscientizam a sociedade sobre a importância de valorizar a pessoa idosa”, declarou Luciana.

Programação – A Semana Estadual do Idoso segue com várias atividades e encerra no Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro.

Na segunda-feira (27/09), haverá a reinauguração da sede da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), localizado no bairro Parque Dez, na zona centro-sul de Manaus. Na ocasião, serão realizadas palestras de sensibilização e serviços de saúde, bem como, transporte para os idosos dos grupos cadastrados pela Seadpi que possuem dificuldade de mobilidade.

Na quarta-feira (29/09), a Sejusc, por meio da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), vai oferecer serviços voltados para saúde como medição da pressão arterial, exame de glicemia, dança e esporte, buscando o bem-estar da pessoa idosa.

No dia 1º de outubro, sexta-feira, a ação social será em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa. Serão oferecidos vários serviços, tais como credencial de estacionamento, cadastro no CadÚnico e carteira do idoso, orientações previdenciárias, vacina contra Influenza (H1N1), cadastramento para cadeiras de rodas, atendimento psicossocial, Feira do Empreendedor Idoso, entre outros.

Parceria – A Semana Estadual do Idoso terá a participação de representantes da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e de Saúde (Semsa), além do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD) e Secretaria Executiva de Cidadania (Secid), da Sejusc.