Governo do Amazonas entrega cinco toneladas de pescado em Rio Preto da Eva na Sexta-feira Santa

Ao todo, o Estado fez a aquisição de 167 toneladas de pescado para doar a pessoas em situação de vulnerabilidade em mais de 15 municípios

FOTOS: Arthur Castro / Secom

O Governo do Amazonas entregou, na manhã desta Sexta-feira Santa (02/04), cinco toneladas de Tambaqui no município de Rio Preto da Eva, distante 57 quilômetros da capital. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), faz parte da aquisição de 167 toneladas de pescado feita pelo Estado, para distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade social em Manaus e em outros 17 municípios.

“Essa entrega faz parte das 167 toneladas de pescado que o governador Wilson Lima adquiriu para entregar tanto na capital quanto na região metropolitana. Então hoje nós estamos fazendo a nossa última entrega, depois de ter entregue nos quatro cantos de Manaus”, explicou a secretária da Sejusc, Mirtes Sales.

O pescado, doado durante os dias da celebração cristã da Semana Santa, foi adquirido junto a piscicultores e duas agroindústrias cadastradas na Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), nos municípios de Rio Preto da Eva, Manacapuru, Iranduba, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaus, Benjamin Constant e Humaitá.

O vice-prefeito de Rio Preto da Eva, Neto do Baixo Rio, que recebeu a entrega e acompanhou a distribuição em diversos bairros daquela cidade, pontuou que a ação do Governo do Estado, além de levar alimento a muitas famílias em situação de vulnerabilidade, também movimenta a economia local com a compra de piscicultores.

“E nós ficamos muito felizes hoje, recebendo essa doação, entregando à população e com certeza além de gerar economia e renda para o município através da produção rural, está beneficiando a população estando na sua mesa em plena Sexta-feira Santa”, pontuou o vice-prefeito.

Tendo em mãos o peixe para preparar nesta data religiosa, Raimunda Pereira, agradeceu por receber o alimento. “Eu fico muito agradecida por receber esse peixe para comer hoje, para colocar na mesa. Isso é muito importante para todos nós”, disse a senhora, contemplada com a doação.

Feliz por receber o tambaqui roelo em casa e ter a garantia de comida na mesa da família, Divina Santos, moradora de Rio Preto da Eva, aprova a parceria entre Estado e município. “Eu agradeço muito ao governador também porque sem ele nada se pode fazer aqui pelo município. Com certeza o Governo e o prefeito juntos fazem toda a diferença”, disse, agradecida.

Entregas – Ao longo das ações de entregas do pescado, o Governo atuou, por meio da Sejusc, Secretaria de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), para garantir que os municípios e instituições, responsáveis por fazer o repasse à população, recebessem o donativo.

Além da capital, a distribuição foi realizada em 17 municípios do interior. São eles: Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Silves, Itapiranga, Careiro Castanho, Autazes, Manaquiri, Novo Airão, Barcelos, Humaitá, Tabatinga, Benjamim Constant, Atalaia do Norte e São Gabriel da Cachoeira.