Governo do Amazonas promove jornada orientativa sobre direitos de migrantes e refugiados em Presidente Figueiredo

Ação ocorre em parceria com a ONU e ONGs  de direitos humanos

 

A fim de promover cidadania e direitos básicos a migrantes e refugiados, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), está promovendo uma jornada orientativa com esse público, em Presidente Figueiredo ( a 117 quilômetros de Manaus). Os atendimento iniciaram na segunda (20/03) e seguem até esta terça-feira (21/03).

 

A ação é coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (Sedh) da Sejusc, em parceria com agências da Organização das Nações Unidas (ONU), Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e organizações não governamentais (ONGs).

 

A Sejusc mapeou os dados de migrantes e refugiados no município e, durante a jornada orientativa, encaminha o público para o Posto de Interiorização de Triagem (PTRIG) e à Polícia Federal.

 

Agostinho Corrêa, diretor da Sedh, pontuou que os serviços oferecidos visam orientar os moradores da zona urbana e rural de Presidente Figueiredo.

“Aqui nós vamos fazer um levantamento da necessidade deles, a questão da documentação, tanto a primeira documentação como a questão também da regularização e atualização das que estão vencendo, além da área de saúde e trabalho. Nós vamos dar essa atenção para eles e todo apoio para que eles possam viver de forma digna aqui no município” destacou o diretor.

 

Jennifer Martinez, de 36 anos, foi uma das 20 refugiadas auxiliadas pela iniciativa no primeiro dia da jornada. Ela é mãe de três crianças e procurou a ação para ser encaminhada para renovação dos documentos dos filhos e de sua residência no local.

“Eu vim aqui porque eu vou ser atendida pela Sejusc, para eles resolverem meu problema, porque eu estou há muito tempo sem essa documentação. Graças a Deus estão aqui nos ajudando a resolver, porque não temos condição de pagar uma passagem para ir para Manaus”, comemorou Jennifer.

Parceria

Em cooperação com o município de Presidente Figueiredo, os atendimentos ocorrem no Colégio Municipal Militar Doutor Octávio Lacombe. A secretária adjunta de Defesa do Cidadão, Naira Fonseca, reforçou a necessidade da colaboração para suprir as demandas do município.

“Eles tiveram muita procura dos migrantes aqui do município buscando recursos, orientações e através dessa grande procura, tivemos esse apoio, essa ajuda dessa união junto a Sejusc”, garantiu a secretária.

Ela ainda ressaltou que o trabalho em conjunto e os encaminhamentos são importantes para o público.

“É importante que a gente possa dar dignidade, dar orientação, que a gente possa suprir as necessidades deles, trazendo mais dignidade, ajudando as crianças que vêm junto a essas famílias, que possa dar essa assessoria que hoje estamos tendo também”, finalizou.

 

FOTOS: Drance Jézus/Sejusc