Inscrições abertas para o 7º Concurso Estadual de Prevenção à Violência Contra as Mulheres

Projeto é voltado à rede estadual de ensino na capital e no interior.Concurso Estadual de Prevenção à Violência Contra as Mulheres tem inscrições abertas

 

O Governo do Amazonas, por meio de uma parceria entre Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), e com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), lançou, nesta quinta-feira (8/8),o 7° Concurso Estadual de Prevenção à Violência Contra as Mulheres, direcionado a alunos das escolas estaduais da capital e do interior. As inscrições seguem até o dia 30 de setembro.

Com o tema “O Papel da Mulher no Século XXI: Expressões de Discriminação e Violência”, o concurso promove medidas educacionais no âmbito escolar para o enfrentamento da violência, discriminação e preconceito contra a mulher. A programação faz parte da campanha Agosto Lilás, que alerta sobre o combate à violência doméstica.

O concurso foi lançado em um evento na reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A titular da Sejusc, Caroline Braz, destacou a importância do projeto em trabalhar a prevenção ainda no ambiente escolar. “É um projeto muito importante pois trabalha a prevenção dos casos através da educação. Essa semana a Lei Maria da Penha completou 13 anos. Graças à história dessa mulher guerreira, vários mecanismos foram criados para coibir a violência”, frisou a titular da pasta. “Na Sejusc, temos várias políticas voltadas para as mulheres e esse concurso ajuda a capacitar educadores para desconstruir a cultura de violência contra o gênero feminino”, diz.

O evento contou ainda com uma palestra, realizada pela professora e pós-doutora, Iraildes Caldas, sobre o papel da mulher no século XXI e com a transmissão para educadores no interior do Amazonas. “Esse concurso representa um trabalho extremamente pedagógico. Nesse exato momento em que estamos aqui, uma mulher é morta, uma mulher é violentada, uma mulher sofre assédio, uma mulher perde seus direitos”, enumera o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc-AM, Nilton Carlos Teixeira.

Regulamento

O concurso será dividido em quatro categorias: cartaz, redação, teatro e música. As inscrições são feitas na própria escola onde o aluno estuda. As categorias cartaz e redação devem ser entregues prontas para a avaliação final, enquanto os trabalhos de teatro e música devem ser inscritos com roteiro e letra impressos e papel A4 e a defesa gravada em mídia digital.

Os trabalhos serão avaliados pela originalidade, criatividade e correspondência ao tema e objetivos do concurso. A banca examinadora será constituída por seis profissionais com conhecimento sobre a temática e as categorias, incluindo dois de língua portuguesa, dois de arte e dois representantes da Comissão Organizadora do Concurso.

Cronograma

As inscrições seguem até o dia 30 de setembro. A avaliação final ocorre no dia 13 de novembro, de 8h às 15h em local a ser definido.

Ao final da avaliação, serão selecionados três trabalhos definidos em 1º, 2º e 3º lugares em cada categoria – ou seja, 12 alunos, no total, serão premiados em evento a ser realizado no dia 28 de novembro, em local que será divulgado posteriormente.