Julho Branco: Sejusc realiza ação de combate ao uso de drogas por crianças e adolescentes no Largo São Sebastião

Iniciativa contou com a rede de proteção do estado, com iluminação do Teatro Amazonas e apresentação de fanfarra

Foto: Eduardo Guimarães

Trabalhando o tema “Diálogo e prevenção são a melhor solução”, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, no início da noite dessa sexta-feira (16/07), mais uma ação da programação do Julho Branco, campanha de combate ao uso de drogas por crianças e adolescentes. Desta vez, servidores da pasta distribuíram informativos no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus, e o Teatro Amazonas foi iluminado, para alertar a população sobre a importância da iniciativa.

O evento contou com a presença de representantes dos órgãos da rede de proteção a crianças e adolescentes no estado, como a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e conselhos tutelares da capital. Além disso, contou com a apresentação da fanfarra da Escola Estadual Senador Petrônio Portella.

De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, é de fundamental importância chamar a atenção da sociedade para um assunto tão delicado. “Somente dialogando e conversando sobre essa problemática, nós poderemos combatê-la. O Governo do Amazonas e os parceiros da rede de proteção estão colaborando para aumentar o nível de informação acerca do tema”, disse.

O secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Emerson Lima, destacou que o estado tem o dever de incentivar políticas de combate ao uso de drogas por crianças e adolescentes.

“Esse é um evento que traz conscientização e também informação sobre o tema. Durante toda semana deste mês, a Sejusc estará passando em escolas, com psicólogos e toda uma equipe técnica, para palestrar e conscientizar a todos sobre os malefícios do uso de entorpecentes e as consequências que podem trazer”, contou.

Programação – A campanha Julho Branco é executada no Amazonas pela Gerência de Promoção de Direitos da Criança e Adolescente (GPDCA), vinculada à Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente da Sejusc.

Ainda estão previstas mais ações durante o mês em alusão à campanha. No dia 19, ocorrerá palestra, distribuição de informativos e afixação de cartazes na Escola Estadual Nossa Senhora da Divina Providência, na zona sul de Manaus. Dia 21, haverá afixação de cartazes no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Parque 10, zona centro-sul; dia 23, distribuição de informativos em sinais de trânsito de Manaus; e nos dias 27 e 29, ocorrerá palestra, distribuição de informativos e afixação de cartazes na Escola Estadual Machado de Assis, zona centro-sul da capital.