Kits de higiene doados pelo Unicef são entregues para 50 grupos de idosos cadastrados na Sejusc

Entrega dos produtos foi realizada nesta sexta-feira (29/05); ação vai beneficiar mais de 3 mil idosos da capital

Fotos: Chamel Flores

Mais de 50 grupos de idosos cadastrados na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) receberam, na manhã desta sexta-feira (29/05), 3 mil kits de higiene como forma de prevenção ao coronavírus. A parceria foi estabelecida junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que entregou os produtos esta semana para órgãos do Estado que trabalham com o público em situação de vulnerabilidade. Mais de 3 mil idosos devem ser alcançados com a medida.

As associações foram recebidas no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona oeste. No local, os grupos tiveram informações sobre a importância de manter os cuidados com a higiene do público da terceira idade, sobretudo porque este é considerado uma população risco para contaminação do vírus.

Os kits repassados à Sejusc na segunda-feira (25/05) são compostos em formas variadas, reunindo mantimentos como shampoo, desodorante, creme dental, escova de dente, detergentes e sabonetes. Além deles, a secretaria adicionou aos kits máscaras de tecido confeccionadas por costureiras do projeto “Costurando a Esperança – Protegendo Vidas”. A ação é outra iniciativa do Governo do Estado que visa proteger população vulneráveis.

Conforme a secretária da Sejusc, Caroline Braz, a parceria com o Unicef é de extrema importância, pois vai possibilitar o atendimento a 3 mil idosos cadastrados no banco de dados do órgão. Ela afirma que os cuidados continuam sendo essenciais neste momento.

“Neste momento em que estamos iniciando uma reabertura gradual do comércio e algumas atividades, queremos trabalhar a conscientização dos nossos idosos, mostrando a eles que é preciso continuar se protegendo, adotando as medidas de lavar as mãos, e principalmente, o uso das máscaras”, afirmou.

O responsável pela resposta humanitária do Unicef Manaus, Thiago Garcia, destacou o papel das Lojas Americanas na doação dos produtos para a Sejusc. Ele afirma que a união entre Unicef, iniciativa privada e Governo do Estado vai permitir fazer um mapeamento, para em seguida ajudar outras populações vulneráveis.

“No contexto do coronavírus, estabelecemos uma parceria com a Sejusc no sentido de identificar as famílias mais vulneráveis em Manaus, e a partir disso definir estratégias para que as doações mobilizadas pelo Unicef possam chegar a essas famílias. A gente espera que nos próximos dias seja possível intermediar novas doações e junto com a Sejusc identificar grupos prioritários para receber esse material”, pontuou Thiago.

A representante da Associação de Idosos Vitória Alegre, Maria Auxiliadora Pereira, reforçou a necessidade do público da terceira idade ser contemplado com esses kits. “É importante porque os nossos grupos são carentes e de pessoas do grupo de risco. São idosos que pegam o seu salário e usam para ajudar as famílias. Nós que trabalhamos com eles sabemos da necessidade e da carência e uma ação como essa é de grande ajuda”.

Ajuda bem-vinda – O Governo do Amazonas continua recebendo doações para as pessoas em situação de vulnerabilidade. O ponto de entrega fica na sede da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Cidadania (SEPcD/Sejusc), localizada na rua Salvador, 456, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

No local, o Governo montou um drive-thru onde as pessoas podem fazer suas doações sem precisar descer do carro. Os principais itens que a população pode doar são: roupas, kit higiene e cestas básicas. As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Parcerias – Empresas privadas que queiram contribuir com doações direcionadas aos grupos em vulnerabilidade social e aos centros de apoio podem entrar em contato com a Sejusc por meio do número (92) 99410-4599.