Pessoas com deficiência atendidas pelo Samic/Casa de Maria, em Itacoatiara, recebem cadeiras de rodas da Sejusc

Equipes da secretaria também entregaram máscaras de tecido para a Apae do município

Fotos: Sejusc / Divulgação

Famílias atendidas pelo Serviço de Apoio à Mulher, Idoso, Criança e Pessoa com Deficiência (Samic/Casa de Maria), em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), receberam cinco cadeiras de rodas nesta quinta-feira (25/06). Os aparelhos foram entregues pelos servidores da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Foram atendidos na ação três jovens deficientes físicos, um deles com microcefalia. Além disso, as equipes entregaram máscaras de tecido para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

O Samic é um espaço administrado pelo Governo do Estado, por meio da Sejusc, oferecendo atendimento humanizado para pessoas em situação de vulnerabilidade. Segundo o titular da Sejusc, William Abreu, a entrega das cadeiras de rodas é uma forma do governador Wilson Lima atender as Pessoas com Deficiência (PcDs) que vivem fora da capital. Ele acrescenta que o Governo do Estado tem somado esforços para trazer recursos para essa pauta, e o Samic é um exemplo dessa postura.

De acordo com a secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Joice Mota, equipes da pasta entregaram quatro cadeiras posturais e uma universal. Uma delas será utilizada por um jovem de 15 anos com microcefalia. Outras duas serão doadas para adolescentes com deficiência física. Uma delas, de 16 anos, não possuía uma cadeira de rodas há dez anos. O restante dos aparelhos será repassado para outras famílias.

“Essa iniciativa do Governo do Estado em atender essa população em vulnerabilidade social com deficiência é um trabalho essencial tanto na capital quanto nos interiores. A iniciativa é de suma importância para o dia a dia deles, uma vez que vão ter mais conforto para participar de aulas. É uma população que estava esquecida e que nesse Governo foi resgatada”.

No município, servidores da Sejusc também realizaram a entrega de 200 máscaras para a Apae. Elas foram confeccionadas pelas mulheres do projeto “Costurando a Esperança – Protegendo Vidas”, outra ação da Sejusc que beneficiou costureiras da capital por meio do Clube de Mães Nossa Senhora Aparecida, em Manaus.

Samic/Casa de Maria – De junho de 2019 até maio deste ano, o Samic realizou 256 atendimentos incluindo auxílio social, psicológico e jurídico, neste último em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).

Além do apoio jurídico e psicológico, o Samic tem a preocupação de trabalhar o empreendedorismo de mulheres, tendo em vista a dificuldade que muitas delas encontram para conseguir um emprego, em razão de baixa escolaridade e a falta de experiência.

Os profissionais do Samic organizam rodas de conversa uma vez ao mês e também oficinas de beleza, artesanato e customização, as quais já contemplaram 60 mulheres. As capacitações fazem parte dos projetos “Mulheres Rompendo a Violência Doméstica Familiar” e “Tecendo Novas Histórias”, em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).