Acessibilidade

Projeto da Sejusc que atende PcDs terá participação de profissionais da UniNorte

Ação lançada em abril terá a partir de agora vídeos com profissionais de Odontologia, Nutrição e Gastronomia, além de lives às sextas-feiras

Lives acontecerão às sextas-feiras com profissionais da UniNorte (Foto: Chamel Flores)

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) firmou parceria com a UniNorte para somar ao projeto “Sejusc + Inclusão” a participação de profissionais da instituição de ensino. O projeto, lançado pela secretaria no mês passado, disponibiliza vídeos para Pessoas com Deficiência (PcDs) realizarem atividades em casa durante o período de isolamento social em decorrência do coronavírus.

Os registros estarão disponíveis nos canais de comunicação da Sejusc: site (http://www.sejusc.am.gov.br/), IGTV do Instagram (@sejuscam), fanpage no Facebook (https://www.facebook.com/sejusc/) e canal no YouTube (https://bit.ly/2XPPFfD). A partir da parceria com a UniNorte, o projeto também realizará lives no Facebook da Sejusc às sextas-feiras, em horário que será divulgado nas redes sociais da Sejusc. Nesta sexta-feira (15/05), a live ocorrerá às 17h, com o tema “Benefícios de atividades psicomotoras para pessoas com deficiência”.

O objetivo da ação é dar prosseguimento aos trabalhos desenvolvidos com cerca de 500 PcDs assistidos pelo Estado, mas as atividades também podem ser realizadas pelo público em geral. A participação da UniNorte vai incorporar profissionais de Odontologia, Nutrição, Gastronomia, Educação Física e Serviço Social da UniNorte, além dos profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia das duas instituições.

A titular da Sejusc, Caroline Braz, ressalta que a união entre o setor público e a iniciativa privada é essencial para o desenvolvimento de atividades que beneficiem a população neste momento de pandemia.

“A UniNorte vai somar conosco trazendo profissionais da Odontologia, Nutrição, Gastronomia com muitas dicas e informações de como trabalharmos as pessoas com deficiência com elementos e materiais que nós temos na nossa própria casa. São orientações para que esse público fique em casa e tenha todo esse suporte desses profissionais”, destacou.

Todos os vídeos têm descrição na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e apresentam tarefas que podem ser feitas com objetos comuns encontrados em casa. Os vídeos serão disponibilizados às segundas e quartas-feiras, além da live toda sexta-feira com informações sobre o vídeo da semana seguinte.

Incluir Sempre – A parceria com a UniNorte ocorrerá por meio do projeto “Incluir Sempre”. Nele, professores da Escola de Saúde produzirão lives e vídeos com atividades para PcDs e jovens com Síndrome de Down do estado. Na programação, que agora também será realizada em parceria com a Sejusc, há desde dicas de gastronomia até atividades psicomotoras que promovem o bem-estar e a saúde de PcDs e pessoas com Síndrome de Down.

“Essa ação está dentro da nossa proposta de responsabilidade social institucional. Nós sempre procuramos criar parceria com instituições governamentais e não governamentais, e essa tem sido muito profícua, o que nos deixa muito felizes, considerando o trabalho que a própria secretaria já desenvolve”, disse a coordenadora de Responsabilidade Social da UniNorte, Gilmara Teles.