Reforma do PAC Alvorada entra em fase final de obras

Unidade de serviços públicos estava há 17 anos sem qualquer tipo de reforma

FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

As obras de reforma do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do Alvorada, na zona centro-oeste de Manaus, entraram em fase final nesta semana. A unidade não recebia melhorias há 17 anos. É o quarto PAC na capital a passar por reestruturação de infraestrutura, determinada pelo governador Wilson Lima objetivando melhorar o atendimento à população.

De acordo com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a obra está inserida no projeto de revitalização dos espaços pelo Governo do Estado, iniciado com a inauguração do PAC da Compensa. Na capital, além dos PACs Compensa, ViaNorte e Alvorada, outra unidade prevista para ser modernizada é o PAC Educandos, na zona sul da cidade.

No interior, o município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), inaugurou, no mês de março, uma nova unidade do PAC, com a oferta de diversos serviços públicos.

O titular da Sejusc, Emerson Lima, enfatiza que a unidade não passava por reformas há 17 anos. A previsão é que a obra seja entregue em junho, passando a atender uma média de 12 mil pessoas por mês.

“O governador Wilson Lima fez essa determinação e nós estamos cumprindo e entregando no mês de junho, para a sociedade, um ambiente mais aconchegante e amplo. As unidades dos PACs jamais tinham sido revitalizadas, exemplo disso é o PAC Alvorada, que está com uma série de melhorias. Podemos destacar os serviços dos Correios e Águas de Manaus, que são uma novidade”, ressaltou o secretário.

Enquanto as obras no PAC Alvorada estão em curso, a Sejusc informa que o atendimento foi redirecionado para outros espaços com a ajuda do aplicativo PAC Digital, que tem agilizado os processos de agendamento e atendimento do serviço.

Melhorias previstas – A revitalização conta com substituição de forro, melhoria do mobiliário, da entrada, dos acessos, banheiro acessível, além de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos, trazendo conforto para as pessoas que têm dificuldade de locomoção.

O PAC Alvorada também vai contar com uma reprografia, um posto de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), emissão da 1ª e 2ª via do Registro Geral (RG), Junta Militar e Bradesco. A novidade é a nova unidade da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, além de um posto da concessionária Águas de Manaus.