Refugiados: Sejusc apresenta ações de acolhida para representantes da Embaixada do Canadá

Reunião aconteceu no PTRIG, uma das ações do Estado

A titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos, Jussara Pedrosa, apresentou as ações do Governo do Amazonas junto à Operação Acolhida, para representantes da Embaixada do Canadá, nesta quarta-feira (22/03). A reunião aconteceu no Posto de Interiorização e Triagem (PTRIG), que é uma das medidas em resposta ao grande fluxo migratório de venezuelanos para Manaus.

Também estiverem presentes agências da ONU, como a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para Migrações (OIM), e os fundos das Nações Unidas para as Populações (UNFPA) e para a Infância (UNICEF).As agências apoiam o Estado nas ações de documentação, abrigamento, proteção, saúde reprodutiva e sexual, infância, juventude e assistência social.

Além do executivo estadual, a Operação Acolhida é composta por outros 13 ministérios do Governo Federal, entre eles o Ministério da Defesa que, por meio do Exército Brasileiro, coordena as ações no Amazonas.

Durante a apresentação, Jussara falou do espaço que está sendo adequado para ser o novo Posto de Recepção e Apoio aos Migrantes e Refugiados, previsto para ser reinaugurado no mês de abril. “Até aqui tudo foi feito em conjunto e assim queremos continuar. Estamos dando alguns passos para que o Estado assuma novas responsabilidades e melhore os serviços prestados hoje”, destacou.