Sejusc abre posto de atendimento do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa na zona leste de Manaus

Com a ampliação, mais idosos terão acesso aos serviços de acolhimento

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) inaugura, nesta quinta-feira (30/11), um novo posto de atendimento do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), no Shopping São José, localizado no bairro São José Operário, zona leste de Manaus. O intuito é descentralizar e ampliar o acesso aos serviços destinados à população idosa em várias áreas da Região Metropolitana.

Coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) da Sejusc, o Cipdi oferece serviços de atendimento psicossocial e jurídico, orientação, recebimento e encaminhamento de denúncias aos órgãos parceiros. Esse é o segundo posto aberto este ano, o primeiro está no PAC Via Norte.

As denúncias são direcionadas aos órgãos competentes, como a Promotoria Especializada na Proteção e Defesa de Direitos (Prodedic), o Núcleo Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Neapi), o Conselho Estadual do Idoso (CEI) e a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI), entre outras redes que desempenham um papel fundamental na promoção do envelhecimento ativo.

O aposentado, Hermínio dos Santos, de 66 anos, é morador da zona leste de Manaus e conta que precisava se deslocar para a zona norte para receber atendimento jurídico. Com a inauguração do Cipdi, ele relata que sua rotina foi facilitada, já que agora os serviços estão mais próximos de sua casa.

“Nós idosos precisamos desses serviços mais próximos da gente, porque muitas das vezes não temos disposição física para irmos para locais muito distantes. Agora que os serviços estão mais perto, eu fico mais tranquilo em saber que agora vou ter mais facilidade para ser atendido”, explica o aposentado.

Adicionalmente, o centro disponibiliza apoio emocional aos idosos que tenham sido vítimas de agressões físicas ou emocionais. A equipe psicossocial do Cipdi é qualificada para oferecer assistência especializada na primeira fase do processo de atendimento.

Ao todo, 1.058 casos de violência foram identificados, sendo 40% deles nas zonas norte e leste. A Secretária Titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, enfatiza que, com a inauguração do novo centro, a população idosa terá acesso aos cuidados necessários, principalmente na zona leste, onde há um vasto registro de violências contra idosos.

“Com o intuito de reduzir o vasto índice de violência contra idosos em Manaus, surgiu a necessidade de ampliar as unidades do Cipdi. A inauguração do Cipdi é uma forma do Governo do Amazonas de estar mais próximo desses idosos, para ajudá-los, acolhê-los e garantirmos a segurança desse público que é tão vulnerável”, complementa a secretária.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Lá, podem ser atendidas qualquer pessoa com idade igual ou superior a 60 anos que busquem atendimento.

Além dos atendimentos oferecidos nos postos de serviços, durante a inauguração foram realizadas ações abrangentes de cuidados e saúde para a pessoa idosa. As atividades incluíram sessões de fisioterapia e acupuntura, verificação da pressão arterial, medição de glicemia e vacinação contra a gripe.

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc