Sejusc entrega mais de 4 mil máscaras e álcool em gel para grupos de PcDs e LGBTs

Foram entregues mais de 4 mil materiais, que vão beneficiar 61 instituições

Kits foram entregues nesta segunda-feira (18/05) para mais de 60 instituições (Foto: Chamel Flores)

Mais de 4 mil máscaras e álcoois em gel foram entregues, nesta segunda-feira (18/05), para instituições que trabalham com o público LGBT e Pessoas com Deficiência (PcDs). A ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), vai beneficiar mais de 60 instituições como forma de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

As entregas iniciaram na manhã de hoje, no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, localizado na rua Gandú, bairro Cidade Nova, zona norte. No local, integrantes de 42 associações de PcDs reuniram-se com as titulares da Sejusc, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), órgãos representados pelas secretárias Caroline Braz, Maricilia Costa e Kathlen Braz respectivamente. Pela parte da tarde, grupos LGBT também estiveram na sede da Sejusc para receber os kits, sendo que 19 associações serão contempladas.

De acordo com a secretária da Sejusc, Caroline Braz, a ação vai beneficiar diversos grupos que trabalham com o público vulnerável, seguindo o que foi realizado com 43 grupos de idosos, em abril, quando mais de 2 mil foram atendidos com 5 mil garrafas de álcool em gel.

A titular destaca que as máscaras doadas pela Sejusc são oriundas da remessa confeccionada pelas costureiras do projeto “Costurando com Esperança – Protegendo Vidas”, iniciativa que vem beneficiando 200 trabalhadores de Manaus. Elas integram o Clube de Mães da Aparecida e devem produzir, no total, um milhão de máscaras.

“Essa população é um público extremamente vulnerável e esse tipo de medida reforça a orientação de que, nesse momento, a prevenção é a melhor escolha. A única forma de combatermos o vírus é usando a máscara, ficando em casa e se protegendo. Além dos kits, o público PcD está recebendo vídeos e lives pelo site e redes sociais da Sejusc. São fisioterapeutas, psicólogos, odontólogos e profissionais capacitados, dando orientação e principalmente acompanhando a saúde mental nesse momento tão difícil”.

O presidente da Associação de Pais e Amigos do Down do Amazonas (APADAM), Omar Santos, destacou a importância dos kits neste momento de pandemia. “Temos dificuldade para estar conseguindo álcool em gel e máscara e vai ajudar bastante as famílias que não têm condições de ter esse material”, contou.

A representante do projeto Borboletas Azuis, Fabiana Nascimento, afirmou que os materiais vão beneficiar 60 mães do conjunto Viver Melhor, local onde o projeto voltado a crianças com autismo fica instalado. “Elas vão poder usar as máscaras e o álcool em gel quando forem sair. Sabemos da necessidade dessas mães para sair em segurança”.

A presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOLGBT), Bruna La Close, também comemorou a atitude. “É uma situação louvável e engrandecedora para o público LGBT, principalmente na questão da vulnerabilidade social onde nos encontramos. Vamos distribuir esses materiais através do cadastro, localizando, visitando e fazendo a entrega desses pertences”.

Ajuda bem-vinda – O Governo do Amazonas continua recebendo doações para as pessoas em situação de vulnerabilidade. O ponto de entrega fica na sede da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Cidadania (SEPcD/Sejusc), localizada na rua Salvador, 456, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

No local, o Governo montou um drive-thru onde as pessoas podem fazer suas doações sem precisar descer do carro. Os principais itens que a população pode doar são: roupas, kit-higiene e cestas básicas. As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Parcerias – Empresas privadas que queiram contribuir com doações direcionadas aos grupos em vulnerabilidade social e aos centros de apoio podem entrar em contato com a Sejusc por meio do número (92) 9410-4599.