Sejusc prestigia o 25º aniversário do Conselho Estadual do Idoso

O CEI vem atuando ao longo dos anos para garantir os direitos da pessoa idosa

FOTOS: Eduardo Santos/Sejusc

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) participou, na manhã desta sexta-feira (19/11), do 25° aniversário do Conselho Estadual do Idoso (CEI/AM). A solenidade, intitulada “Amigo do Idoso”, ocorreu no auditório Deputado Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) e contou com entrega de certificados para todas as associações que desenvolvem atividades em prol do bem-estar da pessoa idosa no Amazonas.

Os homenageados foram os coordenadores dos grupos de idosos, educadores sociais, gestores, o Grupo do Teatro Renascer da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e os próprios conselheiros do CEI.

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, parabenizou o CEI e falou da importância dos trabalhos desenvolvidos pelo conselho ao longo desses anos.

“Parabenizo todas as associações que fazem parte desse grande grupo. É gratificante ver os resultados positivos dos trabalhos em prol dos idosos do nosso estado. Nós da Sejusc, trabalhamos políticas públicas em conjunto com o Governo do Amazonas para proteger e garantir os direitos da pessoa idosa”, disse a gestora.

Para a secretária executiva adjunta da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Andrade, é uma honra fazer parte desse momento tão importante para o conselho e destacou a atuação da secretaria em favor desse grupo que tanto contribui com o Estado do Amazonas.“Estou muito feliz, mas preciso enfatizar que, se nós estamos realizando trabalhos na Seadpi, é porque temos o apoio da secretária titular Mirtes, do Governo do Amazonas e de todos que fazem parte desse processo. Graças a Deus, já conseguimos fortalecer a união entre as redes de proteção que estavam distantes em razão da pandemia”, declarou Luciana.

Conversa – A presidente do CEI, Kennya Brito, reforçou que neste dia especial, o Conselho está comemorando 25 anos de muitas lutas e batalhas de todos que representam o conselho.

“Estamos sempre em busca de implementar da melhor forma possível, políticas de atenção à pessoa idosa aqui do nosso estado. Tem sido uma trajetória árdua, tendo em vista que a pessoa idosa infelizmente não tem muita visibilidade em nossa sociedade. Mas, nós estamos trabalhando para que eles sejam valorizados e respeitados como qualquer outro cidadão. Apoiá-los em suas atividades e garantir seus direitos é o nosso dever”, ressaltou Kennya.

Convidados – O evento contou com representantes da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Fundação Doutor Thomas, Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI).

Importante – O Conselho Estadual do Idoso (CEI) foi criado pela Lei nº 2.422, de 19 de novembro de 1996, sendo órgão colegiado, consultivo e normativo vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com a finalidade precípua de coordenar a Política Estadual do Idoso.