Sejusc promove atividades culturais e serviços de saúde para público idoso da capital

O encerramento da Semana Estadual do Idoso será nesta sexta-feira (01/10)

FOTO: Denise Pêgo/Sejusc

Seguindo com a programação da Semana Estadual do Idoso, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos, Cidadania (Sejusc), por meio da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), realizou na manhã desta quarta-feira (29/09) várias atividades culturais e serviços de saúde voltados para a pessoa idosa. A ação ocorreu na própria fundação, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus.

Durante a programação foi realizada apresentações das turmas de coral e seresta da FUnATI, bem como boi-bumbá com a turma do teatro Renascer, aulas de atividades físicas e palestra educativa de conscientização sobre o retorno das atividades presenciais. O evento também contou com serviços de saúde, como aferição de pressão, atendimento psicológico, entre outros.

Para a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, essas ações reforçam o compromisso que o Governo do Amazonas tem com a população idosa.

“Nós da Sejusc, estamos trabalhando em conjunto com o governador Wilson Lima, para melhor atender os idosos do nosso Estado. Vamos continuar com ações de conscientização, com atendimentos que facilitem a locomoção deles, entre outros serviços em prol da pessoa idosa”, disse Mirtes.

A secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Andrade, destacou o retorno presencial das atividades realizadas na FUnATI.

“A volta das atividades dos idosos é uma vitória. Considerando que nós não tínhamos perspectiva por conta da pandemia que afetou diretamente eles. Então, esse retorno é algo que nos traz muita comoção,  muita felicidade em ver que eles se sentem reinseridos na sociedade através dessas atividades. Isso impacta positivamente tanto na saúde física, como na saúde mental deles”, declarou Luciana.

Conversa – A idosa Darcy de Paulo, 78, disse que ficar longe das atividades deixou saudade e essa volta trouxe alegria e esperança de dias melhores.

“Primeiramente gostaria de dizer que tudo que fazemos aqui na FUnATI nos fez falta durante esses dois anos de afastamento. Nós precisamos sair da ociosidade, precisamos fazer nossas atividades físicas, motoras e dançantes. E aqui, temos tudo isso, graças a Deus que voltou”, disse Darcy.

Programação – A Semana Estadual do idoso encerra suas atividades no Dia Internacional do idoso, comemorado em 1° de outubro. Na ocasião, serão realizadas palestras de sensibilização e serviços de saúde, bem como, transporte para os idosos dos grupos cadastrados pela Seadpi que possuem dificuldade de mobilidade.