Sejusc realiza nova entrega de alimentos para 78 instituições que atuam com público vulnerável

Instituições beneficiadas atuam em diversas frentes com pessoas em situação de vulnerabilidade social

Alimentos serão distribuídos para entidades da capital e do interior (Foto: Chamel Flores)

Um total de 78 instituições receberá, até quinta-feira (07/05), 45 toneladas de alimentos doados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A ação acontece por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), vinculada à Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). Desde o início da ação em abril, a Sejusc já beneficiou mais de 1.000 instituições.

As instituições beneficiadas com a nova entrega de alimentos atuam em diversas frentes com pessoas em situação de vulnerabilidade social, como mulheres, idosos, crianças e adolescentes, Pessoas com Deficiência (PcDs), População em Situação de Rua e o público LGBT. Entre os mantimentos, serão distribuídas frutas, verduras, hortaliças, peixes e lanches até o final da semana. A iniciativa teve início no mês de março e já soma mais de 702 toneladas de produtos comprados e doados pelo Governo do Estado.

A entrega dessa nova leva de alimentos começou nesta quarta-feira (06/05), na entidade social Casa de Sara, que conta com uma unidade em Iranduba, município distante 27 quilômetros de Manaus, no distrito de Cacau Pirêra. A entidade recebeu lanche composto de sucos, tapiocas, pastéis, açaí, sopa, pães e biscoitos, que vão beneficiar idosos, crianças ribeirinhas e venezuelanos atendidos na instituição.

De acordo com a secretária da Sejusc, Caroline Braz, a parceria com a ADS beneficia as instituições cadastradas que solicitaram o atendimento, e também os produtores rurais. “É muito importante garantir que essas famílias tenham acesso à alimentação porque são mulheres que estão desempregadas, homens, jovens, adultos, idosos passando necessidade e que estão em um grupo de alto risco. Por isso é tão importante o Governo do Amazonas realizar essas entregas, garantindo que essas famílias tenham condições de melhorar a estrutura de saúde para que todos possamos sobreviver a esse vírus”, frisou.

Sétima entrega – Esta é a sétima entrega de produtos, de um total de 702 toneladas de alimentos já disponibilizados para famílias carentes, na capital e no interior, desde o pacote de medidas emergenciais para o setor primário anunciado no dia 1º de abril. A ADS repassou, nesta quarta-feira, 76 toneladas de alimentos, os quais serão destinados à Sejusc, à Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e ao Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). Deste montante, a Sejusc recebeu 45 toneladas para realizar o trabalho de doação.

Das 76 toneladas disponibilizadas nesta quarta-feira, 13.675 quilos de hortifrutigranjeiros são da produção de 78 feirantes dos municípios de Autazes, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Manaus. Outras 63 toneladas são oriundas da produção dos credenciados nos programas da agência.

Entre os produtos comprados nesta semana, estão abacaxi, abóbora, banana, cheiro verde, couve, feijão de metro, mamão, limão, macaxeira, pimentão, pimenta-de-cheiro, polpa de açaí, tangerina e banana pacovã.

Contribuições – Doações de cestas básicas, roupas e produtos de higiene podem ser realizadas por pessoas físicas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, em três pontos de Manaus: na sede da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, da Sejusc (SEPcD/Sejusc), localizada na rua Salvador, 456, bairro Adrianópolis, zona centro-sul; no Teatro Amazonas, situado no Largo de São Sebastião, Centro; e na sede da Seas, na avenida Darcy Vargas, 77, Chapada, zona centro-sul.