Sejusc realiza segunda edição do Cream em Movimento no Puraquequara

Evento contou com atendimentos jurídicos, palestras, oficina de embelezamento feminino, entre outros serviços

FOTO Denise Pêgo-Sejusc

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) iniciou, nesta segunda-feira (13/09), a segunda edição do Cream em Movimento, projeto que leva diversos serviços para a comunidade. Estima-se que cerca de 300 pessoas participaram da ação, na Sede Social São Sebastião, no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus.  A programação segue no local até sexta-feira (17/09).

Coordenado pelo Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), gerenciado pela Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM) da Sejusc, o Cream em Movimento proporcionou atendimentos psicossociais, jurídicos, serviços de embelezamento, exposição artesanal, massoterapia, cadastro para os programas Idoso Empreendedor e Crédito Solidário, além de outras atividades.

Durante a ação, a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, destacou que o Governo do Estado possui uma rede de proteção e apoio para mulheres vítimas de agressão.

“No Amazonas, presenciamos constantemente mulheres tendo seus direitos violados, mas elas não estão desamparadas, pois existe uma grande rede que está pronta para acolhê-las, protegê-las e apoiá-las. O Governo do Estado se empenha para garantir isto”, ressalta a gestora.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, Maricília Costa, reforçou que os atendimentos na comunidade devem continuar durante a semana.

“O primeiro Cream em Movimento que realizamos foi no mês de agosto, hoje nós estamos aqui realizando mais uma ação desse projeto, pela primeira vez aqui no bairro Puraquequara, tendo o conhecimento de que eles nunca receberam uma ação dessa. Durante esta semana, das 9h às 15h, essas atividades sociais serão oferecidas ao público”, disse a secretária.

Parceria – A ação foi um pedido do Coletivo de Mulheres do Puraquequara, criado há dois meses atrás após a morte de uma moradora do local, que foi violentada e assassinada no dia 2 de julho deste ano. A vice-presidente do coletivo, Mayara Freitas, destacou a importância da parceria e da ação na comunidade.

“A ação do Cream em Movimento está sendo de extrema importância aqui no bairro do Puraquequara, pois, muitos moradores não tem a facilidade de ter os serviços, por conta da locomoção. Então estamos muito felizes pela parceria, pela Sejusc que atendeu nosso pedido e está aqui hoje nos proporcionando diversos serviços”, destacou a vice-presidente.

Além do coletivo, a iniciativa conta com a parceria do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (ADCEA), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), Mary Kay, Projeto Ana por Elas e Clube de Mães do Núcleo 15 da Cidade Nova.

Programação – Durante esta semana, a ação será realizada na Sede Social São Sebastião, bairro Puraquequara, das 9h às 15h, e terá os seguintes atendimentos:

Na terça-feira (14/09), haverá oficinas psicoeducativas de prevenção ao suicídio, serviço de tratamento capilar, atendimentos jurídicos, entre outros serviços.

Na quarta-feira (15/09), a ADCEA vai promover um curso de qualificação, com foco na empregabilidade e empreendedorismo, Palestra de Violência Obstétrica, Exposição de Artesanato, entre outros serviços.

Na quinta-feira (16/09), haverá oficina sobre tráfico de crianças e mulheres, oficina para iniciantes de pintura em tecido, entre outros serviços.

Na sexta-feira (17/09), haverá palestra sobre os 15 anos da Lei Maria da Penha, Exposição de artesanato da ADCEA, Oficina de harmonização facial, entre outros serviços.