Semana Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa terá ações em Manaus

Ações de cidadania, rodas de conversa, atendimentos na área da saúde, caminhada e abordagens de orientação estão na programação

Karla Mendes

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, no dia 15 de junho, o Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Segurança Pública (SSP-AM), organizará ações de cidadania, rodas de conversa, atendimentos na área da saúde, caminhada e abordagens de orientação na capital. As atividades acontecerão entre os dias 6 e 15 de junho.

A campanha tem a proposta de sensibilizar a população sobre os direitos das pessoas idosas e contará com serviços de diversos órgãos, entre eles, a Secretaria Municipal da Mulher Assistência Social e Cidadania (Semasc), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Fundação Aberta da Terceira Idade (Funati), Delegacia Especializada Contra Crime a Pessoa Idosa (DECCI), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Universitário de Educação Superior do Amazonas (Ciesa), Secretaria de Estado Assistência Social (Seas), Fundação Hospital Adriano Jorge, Conselho Estadual do Idoso, Fórum Permanente do Idoso (FOPI) e Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon).

De acordo com a secretária da Sejusc, Caroline Braz, a sensibilização da sociedade quanto aos direitos da pessoa idosa e a importância da denúncia para a resolução dos casos são os focos da campanha.

“Através destas ações, o Governo do Amazonas quer garantir que os direitos das pessoas idosas sejam assegurados”, afirma a titular da pasta de Justiça. “Todo tipo de violência precisa ser combatida e denunciada, seja ela a física, psicológica, sexual, o abandono ou a negligência familiar. A sociedade como um todo deve estar engajada nessa luta”.

A programação inicia nesta quinta-feira (6/6), com uma videoconferência para representantes de diversos municípios do Estado. A ação acontecerá no Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, a partir das 9h. A videoconferência contará com a presença de representantes da Delegacia do Idoso, da Sejusc, Conselho Estadual do Idoso, FOPI, Seas e DPE-AM.

Também no dia 6 de junho, a Sejusc participará do 4º Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, realizado pelo FOPI, que, neste ano, terá o tema “Como Garantir os Direitos das Pessoas Idosas numa Conjuntura de Retiradas de Direitos”. O evento acontecerá no Parque Municipal do Idoso (Rua Rio Mar, S/N – Nossa Sra. das Graças),de 8h às 15h.

Já o dia 13 de junho contará com ações de cidadania, atendimentos e orientações aos usuários, na Fundação Aberta da Terceira Idade, localizada na Avenida Brasil, 70, no bairro Santo Antônio, de 8h às 14h.

No local, serão realizados atendimentos dos profissionais da Delegacia do Idoso, que receberão denúncias, além de orientações sobre os programas sociais e cadastro no “CadÚnico”, com agentes da Semasc, atendimento jurídico com a equipe itinerante da DPE-AM, roda de conversa sobre “A contribuição da Psicologia Jurídica no âmbito familiar envolvendo a pessoa idosa”, realizada pelo Ciesa, orientações e atendimento para certidões de nascimento e emissão de carteiras de identidade, pela Sejusc, emissão de credencial para vagas de estacionamento  especiais destinadas a pessoa idosa, pelo IMMU, e vacinação contra Influenza, feita por profissionais da Semsa. Profissionais de saúde da Funati também estarão disponíveis para atendimento médico do público.

No dia 14 de junho, às 8h, a Sejusc participará da “Blitz de Sensibilização, Conscientização e Fiscalização nas agências bancárias de Manaus”, em parceria com Procon, Delegacia do Idoso e Conselho Estadual do Idoso..

No dia 15, a Sejusc participará de uma caminhada de combate à violência contra a pessoa idosa com o tema “Os movimentos Sociais na Luta pelos Direitos”. A ação, organizada pelo FOPI, acontecerá na Praça do Congresso, no Centro, a partir das 7h30.

Sobre a data – O Dia Mundial Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo é estimular a reflexão sobre a necessidade do envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade e respeito.

Atendimentos em 2019 – Em sua estrutura, a Sejusc dispõe de um Centro Integrado de Referência e Proteção a Pessoa Idosa (CIPID), que trabalha para garantir a proteção e defesa dos direitos.

Desde o início do ano, o Centro já atendeu 961 idosos em todo o Estado.

6 de junho

8h- Videoconferência para representantes de municípios do Amazonas

8h- 4º Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (Rua Rio Mar, S/N – Nossa Sra. das Graças)

13 de junho