Setembro Amarelo: Centros Socioeducativos recebem palestras e rodas de conversa sobre saúde mental

Atividades buscam debater o tema com internos e familiares

FOTOS: Denise Pêgo/Sejusc

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), promoveu nesta quarta-feira (15/09), no Centro Socioeducativo Dagmar Feitoza uma palestra com o tema da campanha de 2021: “Acreditar sempre, desistir jamais”. A atividade tem como objetivo prevenir e conscientizar sobre a importância da saúde mental.

Coordenado pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), por meio do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos (DPDD), acontecerá nos dias 15, 16 e 17, palestras e rodas de conversa para internos dos Centros Socioeducativos Raimundo Parente, Semiliberdade Masculino, Unidade de Internação Provisória e Unidade de Internação Feminina, com a participação de psicólogas convidadas e familiares.

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, destacou que oferecer apoio psicológico aos internos é uma maneira de ajudá-los a superar os desafios.

“É uma responsabilidade da secretaria disponibilizar apoio para esses jovens que estão sob nossos cuidados. É um compromisso oferecer ajuda não apenas para os internos dos Centros Socioeducativos, mas para os familiares deles também”, afirmou a gestora.

A chefe do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos, Gabriella Campezatto, ressaltou que o público-alvo são pessoas entre 18 a 24 anos, e que é importante trabalhar junto a psicólogos durante a campanha, principalmente, com os jovens dentro dos Centros Socioeducativos.

“Este ano estamos fazendo essa campanha em parceria com psicólogas e assistentes sociais para tentar chegar cada vez mais perto do público. Decidimos levar a campanha para algumas escolas estaduais e também dar atenção total para os Centros Socioeducativos, levando palestras, dinâmicas e possíveis escutas que podem acontecer durante a ação para trabalhar cada vez mais a prevenção e a sensibilização desses jovens”, disse.

Conversa – Um interno do Centro, de 18 anos, contou sobre a importância da palestra ministrada no local. “Essa palestra foi muito interessante e importante, pois, eu mesmo já tive muitos amigos que tiraram sua própria vida, mas em cada manhã sempre há um recomeço. E nossa vida é o bem mais precioso que temos, eu gostei demais de participar”, disse o interno.

Agenda – No interior do Amazonas, os municípios de Parintins, Coari, Itacoatiara e Rio Preto da Eva recebem ações educativas sobre campanha durante todo o mês.