Terapia com cães é retomada pela Sejusc para crianças PcDs

Sessões iniciarão nesta terça-feira (15/09), ocorrendo três vezes por semana no Núcleo PcD da Sejusc

Aulas acontecerão três vezes por semana (Foto: Raine Luiz / Sejusc)

Serão retomadas nesta terça-feira (15/09) as aulas do projeto de Cinoterapia da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) em parceria com o projeto Pet Terapia Amigo Fiel. A modalidade, que passou a ser chamada “Sejusc Terapia”, consiste na intervenção assistida com animais para crianças com deficiência. As inscrições estavam abertas desde o dia 26 de agosto e foram encerradas.

As aulas obedecerão às ordens de inscrição feitas pelo link disponibilizado pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD). Nele, os pais das crianças preencheram um formulário para aguardar contato da Sejusc. A atividade é uma ação terapêutica e incentiva a inclusão e interação entre o grupo. As sessões serão fixas no Núcleo PcD da Sejusc, localizado na rua Salvador, 456, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, explicou que as turmas foram organizadas em três dias da semana, às terças, quintas e sábados. Quatro crianças participarão de cada sessão da “Sejusc Terapia” acompanhadas pelos profissionais do projeto Pet Terapia, que levarão até quatro cães terapêuticos. Após seis meses, todos os alunos receberão uma avaliação da evolução observada nas aulas.

A secretária executiva da Pessoa com Deficiência, Lêda Maia, afirmou que a terapia obteve procura, principalmente, por pais de crianças com Síndrome de Down e com Transtorno de Espectro Autista. Ela explica que o retorno da atividade representa um avanço da política pública do Governo do Estado voltada para Pessoas com Deficiência (PcD).

“Nós somos um dos poucos locais aqui na cidade que tem esse tipo de serviço e que é gratuito. A terapia é muito importante no desenvolvimento do nosso público de Síndrome de Down e autistas porque ele auxilia na interação, no desenvolvimento e ajuda na fala e trabalha a questão cognitiva e educativa”, finalizou a secretária.