Roda de conversa abre programação do Mês da Consciência Negra, em Manaus

Mês terá eventos voltados para a reflexão sobre as questões da população negra no Estado

 

Um evento com roda de conversas e oficinas marcou a abertura do Mês da Consciência Negra, nesta sexta-feira (1º/11). Com o tema “Narrativas da Juventude Negra no Amazonas: Diálogos Sobre Afirmação Identitária”, o encontro foi realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com Secretaria de Educação e Desporto, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e movimentos sociais.

Ao longo do mês, diversos eventos serão realizados com o intuito de abrir o diálogo sobre as questões relacionadas à população negra no Estado.

O encontro desta sexta contou com a participação das secretárias executivas adjuntas de Cidadania da Sejusc, Edmara Castro, de Interior da Seduc, Ana Maria de Araújo Freitas, da Capital da Seduc, Arlete Mendonça, da chefe da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed, Vera Lúcia Lima, e da professora e coordenadora de Estudos Afro Indígenas da Ufam, Renilda Rocha e da diretora do Departamento de Política e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc, Helen Matute. Alunos da Escola Estadual Nathalia Uchoa também participaram da programação.

“Precisamos falar sobre as questões da população negra e refletir sobre os índices altos de racismo, e eu fico feliz de ver esse auditório cheio de adolescentes, porque é exatamente assim que a gente consegue fazer um trabalho bem feito. É através da juventude e da educação que nós podemos mudar esse cenário”, afirmou Edmara Castro.

“É um prazer recebê-los aqui e ter essa parceria para abordar um tema tão importante na nossa sociedade, que é a consciência negra. Devemos trabalhar essa temática com os nossos alunos comecem, desde cedo, a respeitar a diversidade”, afirmou a secretária Ana Maria Freitas. “Que nós possamos estar, de fato, abordando esse tema com os nossos filhos, nossos netos, nossos vizinhos, para que esse preconceito seja combatido no dia a dia”, acrescentou a secretária Arlete Mendonça.

Após a mesa de abertura, o Coletivo Cumbuca apresentou a websérie “Contos de Vida e Norte”, e, em seguida, representantes de movimentos sociais e da Ufam participaram do debate sobre afirmação identitária.

À tarde, a programação seguiu com oficinas de maquiagem, turbantes, capoeira, hip hop e abayomis. Ao longo do mês, outros eventos serão realizados na capital. Confira:

 

05/11
Ciclo de Palestras da Diversidade 2019
Horário: Das 13h30 às 17h
Local: Fundação Amazonas Sustentável (FAS), na rua A, 351 – Parque Dez de Novembro

19/11
9ª Caminhada de Conscientização Racial do Bairro da Compensa: “A Expressão da Beleza Afro Brasileira”
Horário: 15h
Concentração no Centro de Artes Yolanda Setúbal, Compensa 2

21/11
V Diálogo Inter-religioso
Horário: Das 13h30 às 17h
Local: Fundação Amazonas Sustentável (FAS), na rua A, 351 – Parque Dez de Novembro

22/11
Caminhada Contra o Racismo do Viver Melhor 2
Horário: 14h
Local: Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM VI) do Viver Melhor

23/11
Roda de Conversa Com Mulheres Negras
Horário: Das 9h às 13h
Local: Praça da Matriz, Centro de Manaus

27/11
III Noite Africana da Semed
Horário: 17h
Local: Parque do Idoso, na rua Rio Mar, 1324 – Nossa Senhora das Graças