Dia Internacional dos Direitos Humanos: Sejusc realiza palestra educativa para adolescentes em privação de liberdade

Ação ocorreu em alusão à data, celebrada neste 10 de dezembro

Como forma de conscientizar adolescentes sobre seus direitos universais, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou uma palestra e dinâmica educativa no Centro Socioeducativo Dagmar Feitoza, na zona centro-oeste. Atividade ocorreu em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado nesta terça-feira (10/12). 

Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), a ação viabilizou o conhecimento geral para oito socioeducandos entre 14 e 17 anos. Em processo de ressocialização, os adolescentes foram estimulados a identificar os direitos humanos por meio de uma atividade lúdica e uma roda de conversa. 

Para um dos socioeducandos, de 17 anos, a iniciativa mostrou que todos eles têm direitos e deveres na sociedade, e que, no Centro, eles têm acesso a isso por meio dos cursos da Sejusc.

“Eu aprendi um pouco sobre os meus direitos, sobre o direito de qualquer uma dessas pessoas. É muito importante essas palestras no socioeducativo, e eu só agradeço, pois aqui eu estudo, trabalho, tenho coletivo e aprendo muitas coisas, como o curso de piscicultura”, pontuou. 

De acordo com a assessora do Departamento de Promoção e Defesa de Direitos (DPDD), Clara Braga, a ideia da ação foi reforçar os direitos universais para os socioeducandos, como funcionam as atividades da Sejusc, da SEDH e como é garantido esse direito para eles.

“Hoje comemoramos o Dia Internacional dos Direitos Humanos e também os 76 anos da Declaração Universal dos Direitos e a ideia foi trazer pros meninos do socioeducativo esse contexto e que, apesar de estarem com uma certa liberdade restrita atualmente,  mostrar para eles que também são sujeitos de direito”, complementou Clara. 

 

Foto: Ygson França/Sejusc