Governo do Amazonas participa de Workshop da Visibilidade Trans

Sejusc será uma das representantes do Estado na mesa redonda sobre avanços e desafios nas áreas de segurança e cidadania

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), participará, nos dias 28 e 29 de janeiro, da terceira edição do Workshop da Visibilidade Trans, no Centro Cultural Palácio da Justiça, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, 901, no Centro de Manaus. Com o tema “Corpos (RE)existentes, o evento em alusão ao Dia da Visibilidade Trans abordará assuntos voltados para saúde, prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV e Aids, Educação, Trabalho, Segurança e Cidadania.

Segundo a titular da Sejusc, Caroline Braz, o órgão será representado pela gerente de Diversidade de Gênero, Sebastiana Silva, que estará na mesa redonda sobre os avanços e desafios na segurança e cidadania.

“Nós vamos apresentar um balanço do que foi feito no primeiro ano de gestão do governador Wilson Lima, quando conseguimos unir setores importantes como direitos humanos, saúde, educação, segurança com a universidade para direcionar a população LGBT e avançar na questão das políticas públicas”, adianta a secretária. “Vamos levar informações sobre a importância do Conselho Estadual de Combate à Discriminação, que vai formular e propor diretrizes para a implementação de políticas públicas; e da Delegacia de Ordem Social, que apura crimes contra LGBTs e intolerância religiosa. O objetivo é levar informações para que este público entenda que eles estão amparados”.

Uma das organizadoras do encontro, Joyce Alves Gomes, da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado do Amazonas (Assotram), afirma que o tema deste ano é uma forma de incentivar a população LGBT a não desistir e lutar por seus direitos.

“Nossa perspectiva é reunir quem de fato precisa, levantar as reivindicações e sair do evento com propostas para as ações que serão executadas ao longo do ano”, comenta. “Nosso objetivo é divulgar as políticas públicas para pessoas trans, que, muitas vezes, não têm acesso a informações”.

Programação:

Terça-feira (28/1)