Governo do Amazonas promove ‘Baile Noite Dançante’ de bolero para pessoas idosas
Participantes elegeram os três melhores casais na dança
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promoveu, na terça-feira (30/07), o “Baile Noite Dançante”, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-sul de Manaus. O evento reuniu cerca de 3 mil participantes do programa EnvelheSer 60+, do Governo do Amazonas.
Durante pouco mais de três horas, os idosos dançaram ao som de clássicos do bolero, e ainda carimbó e beiradão. O evento foi idealizado pela Secretaria Executiva Adjunta dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) para proporcionar lazer aos participantes dos projetos estaduais.
A secretária executiva dos Direitos da Pessoa Idosa, Anne Alves, diz que o bolero é uma atividade física que traz inúmeros benefícios para as pessoas de todas as idades, mas que é um ritmo muito aceito e praticados pelas pessoas idosas, por isso a iniciativa buscou o ritmo para embalar a noite dançante.
“Nossos idosos são ativos, são participativos, e estão em constante movimento, e pensamos em promover esse baile para que eles tivessem mais uma forma de lazer e interação, porque a gente sabe, pela nossa vivência, que depois de atividades de dança eles ficam mais alegres e trabalhamos sempre pensando nos direitos e bem-estar deles”, pontua a secretária.
O aposentado Reginaldo Aquino, de 76 anos, era um dos mais animados. Participante do grupo Fonte de Água Viva há mais de 20 anos, ele dançou com quase todas as colegas de seu grupo e disse ter pique para dançar a noite toda.
“Está maravilhoso! Esse bolero que eles fizeram está maravilhoso para nós, da terceira idade. Eu não sou idoso ainda, mas vou chegar lá. Me sinto bem, jovem, com uns 48, 50 anos. Eu vim para brincar, para dançar”, se diverte o aposentado.
Por meio de aplausos para quem apresentou os melhores passos de dança, os idosos elegeram três pares dentre os dez que dançaram diante dos colegas.
Equipes de enfermagem e fisioterapeutas do EnvelhSer 60+ acompanharam todo o evento, com aferição de pressão e atendimentos aos participantes.
O baile teve apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que esteve a postos para eventuais necessidades, além da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur).
FOTOS: Ygson França/Sejusc